CÂMARA JOVEM: VEREADORES E UNIVERSITÁRIOS DISCUTEM PROBLEMAS DA CIDADE, NA UNAERP

A segunda edição do projeto Câmara Jovem, realizada nesta quarta-feira (10), na Unaerp, reuniu cerca de 150 estudantes que, por mais de duas horas, fizeram perguntas aos vereadores e debateram ideias

Cerca de 150 alunos, dos cursos de Direito e Serviço Social, da Unaerp Guarujá, participaram na noite desta sexta-feira (10) da segunda edição do projeto 'Câmara Jovem'. O encontro foi realizado no auditório da universidade e contou com a participação dos vereadores Edilson Dias (PT), Luciano Tody (PMDB) e Sérgio Santa Cruz (PRB).

Durante mais de duas horas, os vereadores responderam a perguntas feitas pelos estudantes e debateram questões relacionadas à Cidade.

Entre os principais assuntos tratados, os problemas de macrodrenagem que têm potencializado enchentes nos bairros; a ineficiência no serviço de transporte público, que é motivo de queixas recorrentes entre os usuários; e a falta de verbas para execução de políticas sociais, especialmente no que se refere aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

OBJETIVO
O objetivo do projeto 'Câmara Jovem' é estreitar o contato com a juventude de nossa Cidade, a partir de sessões itinerantes, em que vereadores e munícipes têm a oportunidade de debater ideias e projetos para melhoria dos serviços públicos e das condições sociais da população.

A primeira edição do projeto foi realizada no último dia 12 de abril, na Faculdade Don Domenico. As próximas serão na Etec Santos Dumont (7/6) e na Uniesp (9/8). Até dezembro, serão realizadas sete edições do Câmara Jovem, que tem como foco justamente as universidades, escolas técnicas e de ensino médio.

"Queremos desenvolver com a juventude de nossa Cidade um trabalho participativo, ouvindo suas demandas, discutindo ideias, trocando conhecimento e conteúdo", resume o presidente do legislativo, Edilson Dias - idealizador da iniciativa, que teve início em março, e conta com o apoio de todos os vereadores.

CÂMARA NO BAIRRO
Além do projeto 'Câmara Jovem', o legislativo também tem realizado paralelamente o projeto 'Câmara no Bairro', com foco mais regionalizado, voltado à identificação das demandas específicas de cada zona da Cidade.

A primeira sessão do 'Câmara no Bairro' foi no último dia 24, na Sociedade Esportiva Itapema, e reuniu mais de 100 moradores da Vila Alice e imediações. As próximas edições do projeto serão realizadas na Igreja Santa Rosa de Lima, no Santa Rosa (24/5), e no Grêmio dos Funcionários Públicos, no Jd. Las Palmas (28/6).

COMO FUNCIONA
Durante as sessões, seja do 'Câmara Jovem', seja do 'Câmara no Bairro', há uma apresentação inicial sobre quais são os deveres e responsabilidades do Poder Legislativo. Na sequência, os vereadores podem usar da palavra durante três minutos cada, e os espectadores, por sua vez, fazer perguntas e expor os problemas que desejam ver resolvidos.

Mais informações em: www.camaraguaruja.sp.gov.br

Publicado em: 11 de maio de 2017