ALUNOS DEVERÃO SER TREINADOS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Lei Municipal 4.653/19 prevê a criação de brigadas escolares, a fim de orientar alunos e professores sobre como agir em situações emergenciais e de desastres naturais

Foi sancionada nesta sexta-feira (7/6), e já está em vigor, a Lei Municipal 4.653/19, originária do Projeto de Lei nº 047/2019, de autoria do vereador Luciano Tody (MDB). A medida prevê a criação de brigadas escolares, a fim de orientar alunos e professores sobre como agir em situações emergenciais e de desastres naturais que eventualmente possam ocorrer. O objetivo é promover a segurança preventiva das comunidades escolares.

JUSTIFICATIVA
A iniciativa, segundo o autor da nova lei, se dá em razão das recorrentes ocorrências de enchentes e transbordamentos de rios que vem sendo verificadas, nos últimos anos.  "Esse tipo de situação acaba sendo potencializada quando não há uma cultura de prevenção, que garanta o preparo necessário para se agir diante de uma situação dessas", explica Luciano Tody.

O vereador destaca que, com ações de prevenção, é possível diminuir os efeitos danosos de uma ocasião emergencial ou um desastre ambiental.

O texto também prevê que as brigadas possam trabalhar ações de prevenção ao uso de drogas ilícitas, valorização da cidadania e do respeito ao Ser Humano, educação ambiental e solidariedade.

Publicado em: 07 de junho de 2019