ALUNOS DEVERÃO SER TREINADOS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Projeto de Lei nº 047/2019, de autoria do vereador Luciano Tody (MDB), prevê a criação de brigadas escolares, a fim de orientar alunos e professores sobre como agir em situações emergenciais e de desastres naturais

Foi aprovado na sessão legislativa da última terça-feira (06/04) o Projeto de Lei nº 047/2019, de autoria do vereador Luciano Tody (MDB), que prevê a criação de brigadas escolares, a fim de orientar alunos e professores sobre como agir em situações emergenciais e de desastres naturais que eventualmente possam ocorrer. O objetivo é promover a segurança preventiva das comunidades escolares.

JUSTIFICATIVA
A iniciativa, segundo o autor da proposta, se dá em razão das recorrentes ocorrências de enchentes e transbordamentos de rios que vem sendo verificadas, nos últimos anos.  "Esse tipo de situação acaba sendo potencializada quando não há uma cultura de prevenção, que garanta o preparo necessário para se agir diante de uma situação dessas", explica Luciano Tody.

O vereador destaca que, com ações de prevenção, é possível diminuir os efeitos danosos de uma ocasião emergencial ou um desastre ambiental.

O texto aprovado pela Câmara Municipal também prevê que as brigadas possam trabalhar ações de prevenção ao uso de drogas ilícitas, valorização da cidadania e do respeito ao Ser Humano, educação ambiental e solidariedade.

TRÂMITE
Para entrar em vigor, contudo, ainda se faz necessária análise por parte do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancionar ou vetar a proposta em questão. Se sancionada, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Publicado em: 13 de maio de 2019