Acessibilidade Aumentar Fonte Contraste

VEÍCULOS COMPRADOS COM VERBA ECONOMIZADA PELO LEGISLATIVO SÃO ENTREGUES

Dois automóveis modelo Chevrolet Spin, adquiridos com recursos oriundos do orçamento da Câmara Municipal, passarão a servir os conselhos tutelares de Guarujá e Vicente de Carvalho

A Câmara Municipal de Guarujá e a Prefeitura de Guarujá realizaram nesta terça-feira (5) cerimônia conjunta para oficializar a entrega de dois automóveis, adquiridos com recursos economizados pelo legislativo em 2017, que agora atenderão aos conselhos tutelares de Guarujá e de Vicente de Carvalho.

O evento foi realizado no Paço Municipal e contou com a presença dos vereadores Edilson Dias, Joel Agostinho, Toninho Salgado, Luciano Tody, Naldo Perequê, Raphael Vitiello e Sérgio Santa Cruz, assim como do prefeito Válter Suman, do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcos Pereira, e profissionais que atuam na área da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

SAIBA MAIS
A entrega foi a primeira de várias outras que estão previstas para este ano. São, ao todo, R$ 4 milhões que foram economizados pelos legislativo, ao longo de 2017, e posteriormente devolvidos ao Poder Executivo, mediante o compromisso de aplicá-los integralmente nas áreas da Saúde e Assistência Social.

Desde então, esses valores já permitiram o aumento de 10% no valor dos repasses feitos à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Apaag (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá) e CRPI (Centro Recuperação Paralisia Infantil Guarujá) - o que ocorreu já no início deste ano.

Agora, foi a vez dos conselhos tutelares receberem esses dois veículos, que também fazem parte desse compromisso.

PRÓXIMA ENTREGA
A próxima entrega prevista deve ocorrer no mês que vem, quando será concluída a compra de equipamentos de informática, mobílias e bebedouros, que também serão destinados aos conselhos tutelares. E, conforme a Prefeitura for adquirindo os demais itens previstos (abaixo segue a lista completa), outras entregas serão feitas.

EQUIPAMENTOS DE SAÚDE
Também está prevista a entrega de 326 equipamentos de Saúde, entre ambulâncias, instrumentos, acessórios e aparelhos, além de mais um automóvel, mobílias e equipamentos para o Conselho Municipal de Saúde.

"Todos esses itens já estão em processo de licitação e devem ser entregues nos próximos meses. Estamos acompanhando o andamento dos processos. Nossa expectativa é que tudo já esteja em funcionamento antes do fim do ano", explica o presidente da Câmara Municipal de Guarujá, Edilson Dias.

CONTINGENCIAMENTOS
Os recursos, segundo ele, são advindos de um plano de economia que teve início ainda em janeiro de 2017, quando foram adotadas uma série de medidas de contenção de despesas, no legislativo local. "Renegociamos contratos; acabamos com as verbas de representação; limitamos o uso dos carros oficiais; cortamos gratificações; iniciamos um controle rigoroso de horas extras, assim como de uso de materiais e demais recursos colocados à disposição dos gabinetes, entre outras ações que tornaram nossa máquina administrativa mais eficiente", destaca.

CRITÉRIOS
Quanto aos critérios utilizados para a aplicação desses recursos, Edilson Dias explica que eles foram definidos conjuntamente, entre prefeito e vereadores. "Logo após eu ter assumido a presidência do legislativo, quis saber do prefeito como a Câmara poderia auxiliá-lo. E ele, por sua vez, nos trouxe essas demandas, que agora já estão em vias de ser atendidas, graças a esse esforço conjunto de todos".

Abaixo, seguem todos os itens que serão adquiridos com os R$ 4 milhões economizados pelo legislativo, assim como os repasses já feitos às entidades:

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE:
1 veículo, 1 computador e 1 notebook;

APAE, APAAG E CRPI:
Aumento de 10% no valor de repasse das entidades;

CONSELHO TUTELAR DE VICENTE DE CARVALHO:
1 veículo, 6 computadores de mesa, 1 bebedouro, 2 impressoras a laser e 5 mesas em 'L';

CONSELHO TUTELAR DE GUARUJÁ:
1 veículo, 6 computadores de mesa, 1 bebedouro, 2 impressoras a laser e 5 mesas em 'L';

SAMU, PS DE V. CARVALHO E UPAS:
18 monitores multiparâmetros; 12 desfibriladores cardioversores; 15 oxímetros portáteis; 9 respiradores portáteis; 13 respiradores; 8 eletrocardiógrafos; 8 focos cirúrgicos; 12 otoscópios; 14 laringoscópios; 19 aparelhos de pressão de mesa; 41 estetoscópios; 8 carros de emergência; 8 macas para obesos; 19 macas; 10 berços; 65 esfignomanômetros; 19 cadeiras de rodas; 8 cadeiras de rodas para obesos; 9 cadeiras de banho; 2 ambulâncias tipo B; 2 grupos Gerador de 101 a 300 KVA; 5 compressores de 200 litros e 2 aparelhos de Raio-X digital.


Publicado em: 05 de junho de 2018

Publicado por: ASSESSORIA