Acessibilidade Aumentar Fonte Contraste

COMISSÃO QUESTIONA SECRETÁRIOS SOBRE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Objetivo é apurar as razões da aparente demora na execução dos serviços de manutenção e expansão da rede de iluminação pública dos bairros de Guarujá - que desde maio estão a cargo da empresa FortNort

A comissão parlamentar que monitora os serviços das concessionárias de energia presentes no Município ouviu na tarde desta quarta-feira (03/10) o secretário municipal de Operações Urbanas, Hassen Hammoud, e o secretário-adjunto de Governo, Alex Monteiro.

O objetivo era esclarecer o motivo da demora nos serviços de manutenção e expansão da rede de iluminação pública dos bairros de Guarujá - que desde maio estão a cargo da empresa FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.

No último dia 24/9, vereadores já ouviram representantes da concessionária de energia, mas nem todas as respostas foram consideradas satisfatórias. Por isso, decidiram aprofundar as apurações junto aos representantes da Administração Municipal.

ROMPIMENTO

Durante o encontro, alguns parlamentares chegaram a defender a possibilidade de rompimento do contrato. "Se ele não for cumprido da forma que deve ser, acho que devemos  tomar providências para que seja rompido. A cobrança por parte da população tem sido grande, e a Câmara Municipal não vai ficar apática diante disso", enfatizou o vereador Juninho Eroso (PP), que sugeriu uma fiscalização mais efetiva por parte da Administração Municipal.

Os representantes da Prefeitura, por sua vez, asseguraram que o acompanhamento tem sido feito, mas, ainda assim, se comprometeram a reforçar esse trabalho, buscando novos mecanismos de controle - seja através das ordens de serviços que são emitidas, seja através de protocolos registrados por munícipes ou, até mesmo, de multas.

Eles também ponderaram que a situação atual do parque de iluminação pública é desafiadora e demanda tempo para que seja plenamente recuperada. Estima-se que, atualmente, 30% do parque guarujaense esteja apagado, o que representa cerca de nove mil pontos.

SAIBA MAIS

Desde o início de setembro, a Câmara Municipal vem cobrando o cumprimento de metas contratuais assumidas pela Fortnort - que a atual responsável pela da rede de iluminação dos bairros de Guarujá (além do Sítio Conceiçãozinha e Jardim Boa Esperança), assim como pela iluminação ornamental de avenidas e praças de toda a Cidade.

Vereadores questionam, sobretudo, o aparente atraso na execução do cronograma dos trabalhos, assim como os critérios de atendimento; número de equipes atuantes; quantidade de pontos já reparados; demandas ainda existentes, dentre outras questões análogas.

A COMISSÃO

A comissão que monitora os serviços das concessionárias de energia foi formada no último dia 4 de setembro. Ela é presidida pelo vereador e líder do governo, Sergio Santa Cruz (PRB), e tem como relator o vereador Toninho Salgado (PSD). Os demais membros são os vereadores Luciano Tody (MDB), Fernando Martins dos Santos (PSDB) e Juninho Eroso (PP).

Eles terão prazo, até março, para produzir um relatório acerca do tema em questão. O documento será posteriormente analisado pelo plenário, a quem caberá definir as eventuais providências.

"Se não houver uma solução definitiva, vamos, sim, buscar formas de romper o contrato. O interesse público tem que prevalecer", destacou o vereador e líder do governo, Sérgio Santa Cruz (PRB), ao reafirmar que a comissão tem respaldo do chefe do Executivo para atuar com plena independência.


Publicado em: 03 de outubro de 2018

Publicado por: ASSESSORIA