Escola do Legislativo de Guarujá (ELG)

Instituída pela Resolução Nº 31/2015, a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) tem por objetivo oferecer o aperfeiçoamento das atividades legislativas, através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação. "Mais do que uma casa de leis, queremos fazer do nosso legislativo um espaço de formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas à formação política", resume Edilson Dias, atual presidente da Câmara de Guarujá.

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

As escolas do legislativo já existem há mais de duas décadas no País. Começaram no Senado Federal, na Câmara Federal e passaram a se multiplicar pelas assembleias legislativas e câmaras municipais, justamente em função da necessidade de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para a identificação da missão do Poder Legislativo. Seja no que se refere ao desenvolvimento de programas de ensino, cursos e palestras, objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas, seja no que se refere ao estímulo à pesquisa técnica-acadêmica em cooperação com outras instituições de ensino, esse trabalho tem mostrado grande eficácia e resultados positivos.

CERTIFICAÇÃO

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Vanessa Ratton, todos os cursos presenciais são certificados pela ELG e divulgados com antecedência. "As inscrições podem ser feitas por e-mail ou pessoalmente", destaca.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO/OUTUBRO:

Dia 20/09 – 18h30 – O futuro do emprego.
Diretor Superintendente do SESI/SENAI - Prof. Valter Vicioni

Dia 25/09 – 18h30 - Orçamento Participativo
Doutor em Educação - Prof. Dr. Eduardo Tadeu Pereira

Dia 02/10 – 18h30 – Controle Cidadão: de olho na gestão pública
Especialista em Administração Pública - Luciana Gonzaga

ENSINO À DISTÂNCIA

Outra novidade é a criação de uma plataforma de Ensino à Distância (EAD). "Vamos oferecer cursos EAD, através da plataforma Saberes, do Senado, que poderão ser feitos na casa da pessoa ou na própria escola do Legislativo", detalha Vanessa, que já pretende inaugurar a nova ferramenta no segundo semestre deste ano.

"Também queremos estimular a pesquisa técnica-acadêmia voltada para o legislativo em cooperação com outras instituições públicas e privadas para planejar e organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade que contribuam com soluções políticas para a comunidade", acrescenta a diretora da ELG, convencida da importância de fazer parcerias para assegurar uma grade atualizada e que desperte o interesse do público.

MISSÃO

Contribuir para o aprimoramento do Poder Legislativo, para a sua aproximação da sociedade, e promover, por meio da educação, a construção do conhecimento e o empoderamento necessário para o exercício pleno da cidadania.

VISÃO

Ser reconhecida no cenário regional e nacional como uma competente Instituição de Ensino especializada em educação legislativa e direcionada à formação política e cidadã da sociedade e de aprimoramento profissional dos agentes políticos e servidores do Poder Legislativo.

VALORES

Ética, transparência, promoção da cidadania, sustentabilidade e busca pela excelência no ensino

NOSSOS CONTATOS

Presidente da Escola do Legislativo:
Vereador Edilson Dias de Andrade - edilsondias@camaraguaruja.sp.gov.br

Diretora da Escola do Legislativo:
Profa. Ma. Vanessa Ratton - escoladolegislativo@camaraguaruja.sp.gov.br

Coordenadora de Projetos:
Sonia Lima - escoladolegislativo@camaraguaruja.sp.gov.br