Acessibilidade Aumentar Fonte Contraste

CONCURSO DE REDAÇÃO PREMIA VENCEDORES

Legislativo realizou nesta terça-feira (23) a entrega dos prêmios 'Prefeito por um Dia' e 'Presidente da Câmara por um Dia'; nesta edição houve duas vencedoras: Ana Clara Piovesan, da E.M 1º Maio, e Grazielly Castilho, da E.M Benedicta Bilac

A Câmara Municipal de Guarujá realizou nesta terça-feira (23/10) a tradicional sessão de entrega dos prêmios 'Prefeito por um Dia' e 'Presidente da Câmara por um Dia' aos alunos que fizeram as melhores redações sobre esses temas. Acesse todas as fotos em: https://bit.ly/2JfMpkr

A cerimônia, que é anual, ocorreu no plenário da Casa, antes do início da 32ª Sessão Ordinária. Nesta edição do concurso, duas alunas foram as vencedoras: Ana Clara Piovesan, de 11 anos, que cursa o 6º ano da E.M 1º Maio, no Jardim Boa Esperança; e Grazielly Castilho Guimarães, de 12 anos, que cursa o 7º ano da E.M Benedicta Bilac Gonzalez, no Perequê.

A primeira escreveu a melhor redação sobre o que faria se fosse eleita 'prefeita por um dia', e a segunda escreveu a melhor redação sobre o que faria se fosse eleita 'presidente da Câmara Municipal por um dia' (abaixo seguem os dois textos).

CRITÉRIOS

A escolha das redações vencedores foi feita através de uma comissão composta de educadores desvinculados das escolas concorrentes, sob a supervisão da Diretoria Municipal de Educação.

Disputaram o prêmio estudantes de 10 a 14 anos, de escolas de Guarujá e de Vicente de Carvalho. Além de bom desempenho na redação, faz parte dos critérios de seleção requisitos de aproveitamento, assiduidade e comportamento. Abaixo seguem as duas redações:

SE EU FOSSE PREFEITA POR UM DIA

Se eu fosse eleita, faria o possível para ouvir as crianças, porque nós somos o futuro e nossa participação seria de grande importância.

Gostei muito de ter participado desse concurso de redação, pois aprendi muitas coisas novas, pesquisei e tive uma noção da participação dos políticos no município e até no meu país.

Nós, mulheres, devemos ter maior participação na política, por isso eu contrataria mais mulheres para me assessorar.

Tentaria ter apoio e cooperação nos projetos para ampliação do número de centros comunitários, pois eles ajudam muito com atividades educacionais de lazer, profissionalizantes, esportivas e até estética. Essas atividades ajudam a recuperar a autoestima e o bem estar de todos. Elas atingem pessoas de todas as idades, desde as crianças até os idosos.

Buscaria, através de projetos, aumentar o número de ciclovias em nossa cidade, colaborando, assim, para diminuir os índices de poluição do ar, facilitando a mobilidade urbana, reduzindo a quantidade de veículos a circular pelas ruas e diminuindo as despesas dos moradores com transporte público. Projetos esses que incentivassem as pessoas a pedalarem, melhorando muito a saúde da população.

Na educação, me preocuparia com a manutenção das lousas digitais em todas as escolas. Muitas crianças das escolas públicas não têm condições financeiras para fazer pesquisas em casa, por isso implantaria sala de informática com internet, onde também tivessem monitores para orientá-las.

Em relação à saúde, todos sabemos que enfrentamos dificuldades, não só no nosso município, como também no país inteiro. Porém, tentaria mudar isso, contratando mais médicos e profissionais dessa área. Dando a eles melhores condições de trabalho, com equipamentos adequados, medicamentos, vacinas e o necessário para facilitar o trabalho dos profissionais que lutam pela saúde da população.

Polícia na rua é reivindicação comum dos cidadãos, quando o assunto é segurança, por isso contrataria mais policiais municipais. Aumentaria o número de câmeras de monitoramento em pontos de maior movimento, mais iluminação e rondas escolares diariamente.

Os turistas adoram nossas belas praias, com isso garantem mais empregos quando vêm para cá em busca de tranquilidade. Por isso, trabalharia em projetos junto com os vereadores, buscando a colaboração da população e até dos turistas para preservar a limpeza e beleza de nossa cidade.

Tenho percebido que alguns políticos corruptos estão sendo presos, eles realmente não deveriam estar no poder público, pois não retribuíram os votos de confiança da população. Eu trabalharia com honestidade, buscando o bem comum dos moradores do meu município, unindo-me aos vereadores e demais políticos, buscando o progresso da minha cidade.

Ana Clara Piovesan, 11 anos, aluna 6º ano da E.M 1º Maio, Jd Boa Esperança

SE EU FOSSE PRESIDENTE DA CÂMARA POR UM DIA

Eu, Grazielly Castilho Guimarães, se eu fosse presidente da Câmara por um dia eu aprovaria leis de resgate a cultura caiçara, que carrega nos seus modos de vida a história e identidade da Ilha de Santo Amaro, sua cultura material e imaterial. Cuidar para que a riqueza de tal cultura não desapareça definitivamente da cidade, o que é um risco real e presente.

Eu aprovaria a lei em que o “Camp”, Centro de Formação Profissional fosse incluída nas escolas, dando a oportunidade aos alunos do Fundamental I terem uma noção de uma profissão com capacitação prévia, porque muitos de nós temos os dúvidas de qual carreira seguir, mas esse projeto seria garantido para alunos que mantivessem o compromisso e a assiduidade.

Nós, estudantes, quando estamos no Fundamental Il já idealizamos uma carreira futura, mas a vocação específica ainda é uma dúvida e com à inclusão do Centro de Formação Profissional, Camp Guarujá, ajudará nos norteando.

Acredito que a aprovação desses projetos fortalecerá o sistema educacional de nosso município, no sentido de qualidade, significado e desenvolvimento não só da educação, mas também da cultura social e econômica da cidade.

Grazielly Castilho Guimaráes, 12 anos, aluno do 7º ano da E.M Benedicta Bilac Gonzalez, Perequê


Publicado em: 22 de outubro de 2018

Publicado por: ASSESSORIA