Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

RACISMO SERÁ TEMA DE SEMINÁRIO, NO DIA 15

Iniciativa será realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-SP), com o apoio da Escola do Legislativo, em comemoração ao Dia do Assistente Social. Todos estão convidados!

A Câmara Municipal de Guarujá recebe no próximo dia 15 (quarta-feira), às 18 horas, seminário de palestras em comemoração ao Dia do Assistente Social. A iniciativa será realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-SP), com o apoio da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG).
 
O tema central do encontro será "Assistentes Sociais no Combate ao Racismo". A discussão ficará a cargo dos debatedores Patrícia Gleici Alberto Saboyejo, Marcos Aparecido Machado e Fábio Pereira Campos Misael. Durante o evento também haverá uma exposição de fotos, batizada de "Mulheres de Luta, Força e Pluralidade", com trabalhos da fotografa Bete Nagô. 
 
Embora o público-alvo seja os profissionais que atuam no ramo da Assistência Social, a atividade será aberta ao público. Todos os interessados poderão debater o assunto e entender um pouco mais sobre a profissão. 
 
SAIBA MAIS
Instituído por lei, com a finalidade de orientar, disciplinar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de assistente social, o CRESS-SP promove todo mês de maio atividades que envolvem assuntos referentes ao segmento, em âmbito nacional.
 
Segundo Patricia Gleici Alberto, que compõe a direção do Cress Baixada Santista e Vale do Ribeira, neste ano as atividades serão focadas no incentivo à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliação da percepção das diversas manifestações do racismo e, também, no combate ao racismo no ambiente institucional. “Ao dar centralidade a este debate, queremos incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional de assistentes sociais, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo”, explica. 
 
Ainda de acordo com ela, o trabalho desses profissionais tem relação direta com as demandas da população negra que reside nas favelas, no sertão, no campo e na cidade. Afinal, os assistentes sociais estão nos serviços públicos de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população. Além disso, o combate ao preconceito é um compromisso do Código de Ética da categoria. 
 
COMEMORAÇÃO
A regulamentação da profissão de assistente social foi formalizada em 15 de maio de 1962. Por isso que, nesta data, é celebrado o Dia do Assistente Social em âmbito nacional. A principal atribuição desses profissionais é buscar melhores condições de vida, saúde e trabalho para grupos de minorias da sociedade, além de serem membros ativos da luta pelos Direitos Humanos. Para tanto, desenvolvem projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida das comunidades. 


Publicado em: 07 de maio de 2019

Publicado por: ASSESSORIA