Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

PILHAS E BATERIAS PODEM SER DEIXADAS NA CÂMARA

Por iniciativa dos servidores do legislativo, foi instalado, na recepção do parlamento, um recipiente adequado para o público jogar fora esse tipo de material.

Inspirados no slogan 'Ajude a Recarregar o Planeta', servidores da Câmara Municipal de Guarujá iniciaram, neste mês de maio, projeto experimental para estimular o descarte correto de pilhas, baterias e lixo tecnológico. A ideia nasceu da vontade em colaborar com a preservação do meio ambiente. Para tanto, foi instalado, na recepção do parlamento local, um recipiente adequado para o público jogar fora esse tipo de material.
 
Em poucos dias, já foram depositadas dezenas pilhas, baterias e outros materiais análogos. Todos serão posteriormente encaminhados para reciclagem. "Existe uma empresa, em Suzano, que recebe esses materiais para depois fazer o reaproveitamento da maneira correta. Nós reunimos tudo aqui e, depois, enviamos", informa o servidor Antônio Carlos Davi, um dos responsáveis pela iniciativa.
 
MAIS PONTOS 
Ele explica que o principal objetivo da ação é ampliar a quantidade de pontos de descarte presentes na Cidade. "Em Guarujá, há alguns locais que recolhem esses objetos, geralmente em mercados e farmácias, mas esse serviço não é divulgado de maneira ampla, que alcance todo público. Por isso é preciso reforçar essas ações, a começar pelo Poder Público", destaca Davi.
 
MAIS PARCERIAS
Outro objetivo da iniciativa é atrair parceiros que também possam somar esforços, seja no trabalho de destinação dos materiais coletados, seja no trabalho de conscientização do público - conforme explica a servidora Sonia Oliveira Lima. "Temos buscado dialogar com cooperativas e associações para fortalecermos essa experiência. Queremos angariar o maior número de pessoas para atuar nesse projeto". Interessados podem entrar em contato diretamente com ela, pelo telefone (13) 4009.2185, Setor de Eventos.
 
SAIBA MAIS
Anualmente, o número de resíduos descartados incorretamente aumenta por conta do alto índice de consumo de pilhas e baterias. Daí a razão de diversas empresas e organizações, a exemplo da Câmara Municipal, investirem nesse tipo de iniciativa.
 
Afinal, esses produtos, em sua maioria, são compostos por elementos tóxicos, como zinco, chumbo, manganês, cádmio, cloreto de amônia e negro de acetileno - todos metais pesados e nocivos à saúde. O descarte inapropriado desses elementos químicos pode acarretar em danos ao organismo humano e aos lençóis freáticos. 
 
QUALIDADE DE VIDA
O projeto 'Ajude a Recarregar o Planeta' é uma realização da Comissão de Qualidade de Vida da Cãmara Municipal de Guarujá. O grupo é formado por funcionários do parlamento local, com objetivo de desenvolver iniciativas que contribuam para um melhor ambiente de trabalho.
 
SERVIÇO
O receptor de pilhas e baterias fica disponível na recepção da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291 – Pitangueiras), sempre de segundas as sextas-feiras, das 9 às 17 horas. 


Publicado em: 16 de maio de 2019

Publicado por: ASSESSORIA