Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

PARLAMENTO JOVEM TERÁ SESSÃO DE VOTAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA (16)

Após quase dois meses de preparação, estudantes eleitos finalmente apresentarão suas propostas para a Cidade e votarão cada uma delas; sessão será acompanhada pelos 17 vereadores

Nesta quarta-feira (16/10), às 19 horas, os 15 estudantes de compõem o Parlamento Jovem de Guarujá apresentarão suas proposituras em plenário e, na sequência, votarão cada uma delas. A sessão deliberativa será acompanhada pelos 17 vereadores do Município, que poderão encampar os projetos aprovados e torná-los de fato leis municipais.
 
Todo o rito da sessão legislativa seguirá os padrões já previstos no regimento interno da Câmara Municipal de Guarujá. Na primeira parte, os vereadores juvenis apresentarão seus projetos e, na segunda parte, o tempo será dedicado à discussão e à votação das matérias. A condução dos trabalhos ficará a cargo de uma mesa diretora, também composta por estudantes
 
"Será o momento mais importante do Parlamento Jovem", resume Estevam Franscichini Jr, presidente da Escola do Legislativo de Guaurjá (ELG) e responsável pela iniciativa - que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) e coordenação dos professores Romualdo Bellomusto e Diego S. dos Santos.
 
PREPARAÇÃO
Durante quase dois meses os estudantes vem se preparando para a sessão deliberativa. Desde que foram empossados, em agosto, eles têm participado de aulas teóricas e práticas para entenderem melhor o funcionamento do parlamento municipal. 
 
Nesta semana, os vereadores juvenis estão concluindo as proposituras que pretendem apresentar em plenário. Um primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (7) e, nesta quarta-feira (9), às 14 horas, haverá mais um, que será o último antes da plenária.
 
"O foco, nessa reta final, é a viabilidade jurídica das propostas que eles pretendem apresentar e, também, se elas realmente são de atribuição do Poder Legislativo, para não incorrermos em vícios de iniciativa", explica o diretor da Escola do Legislativo de Guarujá.
 
ELEIÇÕES
Os representantes do Parlamento Jovem foram escolhidos através de eleições, ocorridas em junho, que reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Todos são de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A posse foi no último dia 27/08.
 
Desde então, ele têm participado de várias atividades preparatórias, oferecidas pela Escola do Legislativo de Guarujá (ELG). "Temos trabalhado o funcionamento das sessões e das comissões e, principalmente, auxiliado na formatação das propostas que pretendem apresentar na sessão do dia 16/10", detalha Estevam Francischini Jr.
 
O objetivo é que os estudantes aprendam, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciem como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e, sobretudo, dêem a sua contribuição, com projetos, indicações, requerimentos, moções e demais proposituras.
 
SAIBA MAIS
A criação do projeto 'Parlamento Jovem' foi aprovada pelos vereadores guarujaenses em novembro 2018. A iniciativa segue moldes já adotados com sucesso em São Paulo, Belo Horizonte, Jundiaí, Votuporanga, dentre centenas de outras localidades.
 
Nesta primeira edição participam as seguintes escolas: EM Benedict Bilac (Perequê); EM Maria Aparecida Araújo (Morrinhos II); EM Dirce Valério (Tejereba); EM 1º de Maio (Jd. Boa Esperança); EM Ramos Camargo (Morrinhos III); EM Francisco Figueiredo (Santa Clara); EM Lúcia Flora (Jd. Progresso); EM Napoleão (Jd. Maravilha) EM Ivonete da Silva (Jd. Conceiçãozinha); EM Benedito Cláudio (Vila Alice); EM Lucimara de Jesus, (Santa Rosa); EM Gladston Jafet (Vila Ligia); E.E. Paulo Clemente Santini (Jardim Praiano); E.E Prefeito Domingos de Souza (Jardim Santa Maria) e E E Profa Lamia Del Cistia (Vila Aurea).


Publicado em: 09 de outubro de 2019

Publicado por: ASSESSORIA