Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

PROGRAMA 'VOVÔ SABE-TUDO' SERÁ IMPLANTADO EM GUARUJÁ

Objetivo é valorizar a experiência da pessoa idosa, permitindo a transmissão de seus conhecimentos, aptidões e valores a crianças e adolescentes por meio de atividades educacionais, palestras e oficinas de aprendizagem nas escolas municipais

Foi sancionada no diário oficial deste sábado (23), e já está em vigor, a Lei Municipal 4.728, que institui em âmbito local o projeto ‘Vovô Sabe-Tudo’ - programa de aproveitamento de idosos para fins educacionais, culturais e sociais.
 
Para ter acesso à íntegra do conteúdo, clique: https://bit.ly/2OGWlGF (pág. 6)
 
A medida é originária do PL 205/2019, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (Republicanos), e foi aprovada pela Câmara Municipal no último dia 08/10. A implantação ficará a cargo da Prefeitura de Guarujá, que também será responsável pela seleção e treinamento dos idosos, assim como pelo planejamento, produção e organização das ações previstas.
 
O objetivo é valorizar a experiência da pessoa idosa, permitindo a transmissão de seus conhecimentos, aptidões e valores a crianças e adolescentes por meio de atividades educacionais, palestras e oficinas de aprendizagem nas escolas municipais. 
 
EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
Presente em dezenas de cidades do País, o programa 'Vovô Sabe Tudo' tem obtido resultados bastante positivos, seja para os idosos, seja para os alunos. Em Santos, há 25 idosos atuando em projetos de educação, turismo e cultura, desde 1998. 
 
O trabalho tem duração de 18 meses e pode ser prorrogado, se houver interesse por parte dos participantes. Durante 20 horas semanais eles desenvolvem suas atividades, recebendo auxílio de um salário mínimo por mês.
 
IMPORTÂNCIA
O autor da iniciativa destaca a importância de se promover a integração entre as gerações. “Os idosos possuem uma experiência rica de vida, podendo contribuir na educação dos alunos das escolas públicas do município. Pretendemos estimular as características de cada aposentado, é uma forma de inserir novamente os idosos a uma atividade prazerosa”, enfatiza Sérgio Santa Cruz.


Publicado em: 25 de novembro de 2019

Publicado por: ASSESSORIA