Acessibilidade Aumentar Fonte Contraste

 

A HISTÓRIA DO LEGISLATIVO

A primeira eleição de vereadores em Guarujá ocorreu em 1947, quando foram eleitos 18 representantes, incluindo o primeiro presidente do Legislativo, Leôncio Camargo Filho. Eles assumiram seus mandatos em janeiro de 1948 (abaixo segue a imagem da primeira ata realizada). A sessão legislativa que iniciou os trabalhos da Câmara Municipal de Guarujá ocorreu numa casa na Rua Petrópolis (atualmente, rampa do Edifício Boulevard).

Tempos depois, a sede do legislativo foi transferida para a Avenida Mário Ribeiro, no mesmo local onde hoje é o Guarujá Center Shopping. Ainda na Av. Mário Ribeiro, a Câmara Municipal também funcionou no imóvel do antigo Fórum (mais conhecido como Anexo Pitangueiras), que também abrigava a Prefeitura naquela época. Só mais adiante é que houve a mudança para atual sede, na Avenida Leomil, 291, onde permanece desde então.

 CURIOSIDADES

A primeira vereadora guarujaense foi Celeste Stipanich, que integrou a Casa de Leis entre os anos de 1948 e 1951 (1º Legislatura). A Câmara Municipal também teve uma mulher à frente de seu comando, em 1960, com a vereadora Magdalena de Oliveira, durante a 4ª Legislatura (1960-1963).

Ao todo, entre as 17º legislaturas que se sucederam a partir de 1948, foram empossados 222 vereadores (sem levar em conta os reeleitos), sendo 211 homens e apenas 11 mulheres.

O vereador com mais mandatos até hoje foi Marinaldo Nenke Simões, que cumpriu seis legislaturas.

 

ATA DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA, REALIZADA EM 1948: