Em um ato unânime, que contou com o apoio de todos os 17 vereadores da Cidade, a Câmara Municipal de Guarujá repudiou nesta quinta-feira (16/1) o fechamento do pronto-socorro municipal de Vicente de Carvalho. A notícia foi confirmada no início desta semana, pela Secretaria Municipal de Saúde, que alega problemas de infraestrutura predial, elétrica e de encanamento no imóvel.
Um texto conjunto, manifestando posição totalmente contrária à medida, foi assinado pelo presidente da Casa, Marcelo Squassoni (PRB), e pelos demais edis, que discordam dos argumentos apresentados pela Administração Municipal para justificar tal decisão.
"A Prefeitura teve durante anos oportunidade para restaurar, adequar e equipar o pronto socorro de maneira correta, não o fez, chegando neste momento à impossibilidade de prosseguimento dos serviços naquele local. Antes de fechar as portas de uma unidade de saúde como esta, e ponto de referência para toda uma população, precisamos ter outro local pronto e adequado para substituir e atendercom dignidade nossa população", diz a nota assinada pelos vereadores, que defendem a criação de um novo espaço para suprir a demanda de cerca de 900 atendimentos diários que ocorrem na unidade.
O Executivo, por sua vez, diz que vai "transferir" o atendimento para outras unidades e, também, reforçar as linhas de ônibus que passam pela região. Só que isso, desde já, tem provocado revolta na população do Distrito, que dispõe apenas desse hospital para atendimento emergencial, e também alega dificuldades de deslocamento para outras unidades, mais afastadas.
ASSOCIAÇÕES TAMBÉM REPUDIAM
Representantes de associações de bairros também se mobilizam contra a medida. “Vamos sitiar a Prefeitura, caso a Administração insista em desativar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João, em Vicente de Carvalho”, diz o presidente da Confederação Municipal das Associações de Bairros de Guarujá e Vicente de Carvalho, Márcio Souza da Luz, que também deverá recorrer ao Ministério Público (MP), a fim de evitar o fechamento da unidade.
Ele está organizando um ato público para o próximo domingo (19), às 11 horas, na porta da unidade e disse que as associações, inclusive a que representa (Sociedade Amigos do Paecará), não aceitam a transferência dos atendimentos à UPA Matheus Santamaria (PAM da Rodoviária), como já ocorre com relação ao pediátrico. "Os dirigentes, principalmente dos bairros do Distrito, estão se mobilizando para, na próxima semana, exigirmos um ponto final à questão. Uma criança morreu recentemente. Queremos um posto próximo. As pessoas não têm condições de se locomoverem com facilidade. Além disso, o PAM Rodoviária vive sobrecarregado", alerta o dirigente.
NOTA DE REPÚDIO
Confira abaixo, na íntegra, a nota de repúdio divulgada pela Câmara Municipal:
Diante do fato divulgado pela imprensa sobre o fechamento do Pronto Socorro de Vicente de Carvalho, e após receber inúmeras ligações e visitas de moradores de nossa cidade questionando o posicionamento dos Srs. Vereadores e da Presidência da Câmara sobre o assunto, esclarecemos que somos totalmente contra o fechamento imediato do Pronto Socorro.
A administração pública teve durante anos oportunidade para restaurar, adequar e equipar o pronto socorro de maneira correta, não o fez, chegando neste momento à impossibilidade de prosseguimento dos serviços naquele local. Antes de fechar as portas de uma unidade de saúde como esta, e ponto de referência para toda uma população, precisamos ter outro local pronto e adequado para substituir e atendercom dignidade nossa população.
A Câmara fez sua parte nestes últimos anos cobrando reformas e melhorias, quase todos os Vereadores fizeram trabalhos neste sentido. Segunda feira o Secretário de Saúde Dr. Daniel, um profissional respeitado por todos nós, esteve à convite, conversando com os todos Vereadores e ouviu este ‘grito’ pela manutenção dos serviços de saúde.
No mês passado a Câmara devolveu para a prefeitura municipal mais um milhão e meio de reais (do total de três milhões de reais devolvidos por terem sido economizados em 2013) que foram destinados de comum acordo com a Sra. Prefeita ao Hospital Santo Amaro para término
da maternidade.
Também no final do ano passado o Presidente da Câmara, Marcelo Squassoni e o Vereador Gilberto Benzi, com apoio de todos os Vereadores, conseguiram uma doação de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) do empresário Armênio Mendes, recurso destinado ao Hospital Itapema
(antigo Ana Costa), o novo Hospital de Vicente de Carvalho com atendimento 100% SUS e que será inaugurado ainda neste primeiro semestre.
Continuamos sempre ao lado de quem confiou seu voto e sua esperança, sendo clara a nossa responsabilidade social e independência constitucional.
Marcelo Squassoni
Presidente da Câmara de Guarujá
E vereadores Geraldo Soares Galvão; Jaime Ferreira de Lima Filho; Nelson Alves Filho; Luciano Lopes da Silva (China); Valdemir Batista Santana (Val Advogado); Mauro Teixeira; Antonio Fidalgo Salgado Neto; Luciano de Moraes Rocha (Tody); Ronald Luis Nicolaci Fincatti; Edilson Dias de Andrade, Elias Jose de Lima; Jailton Reis de Lima (Sorriso); Mario Lucio da Conceição, Gilberto Benzi, Walter dos Santos (Nego Walter); Givaldo dos Santos Feitosa.