Após pressão feita pelos 17 vereadores da Cidade, a Prefeitura de Guarujá recuou da intenção em fechar as portas da Unidade de Pronto Atendimento – UPA São João, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho.
Em comunicado feito à imprensa, na última sexta-feira (17/1), a Administração Municipal informou que serviços continuarão sendo realizados local, paralelamente às readequações que são necessárias para melhorar a estrutura do prédio.
A medida foi considerada uma vitória do Legislativo, que vinha se manifestando contrariamente à transferência dos atendimentos. Liderados pelo presidente da Casa, Marcelo Squassoni (PRB), todos os vereadores assinaram documento repudiando o possível fechamento da unidade.
Lideranças comunitárias e sindicatos também se somaram a esse movimento que, por sua vez, acabou sensibilizando as autoridades do Executivo a estudarem outras alternativas.
Até agora, porém, não há definição sobre os serviços que serão mantidos na unidade. Apenas o que foi transferido, a exemplo da Pediatria. Nesse caso, a Secretaria de Saúde de Guarujá concentrou o atendimento infantil na UPA Pediátrica (anexa a UPA Matheus Santamaria – PAM da Rodoviária). Também disponibilizou transporte gratuito para deslocamento até lá.
A Prefeitura ainda implantou uma nova ala de internação e retaguarda – anexa à UPA Rodoviária, com 22 leitos, separados por ala masculina e feminina.
O objetivo é garantir o atendimento ao público da UPA São João, até que seja construída uma nova unidade, para susbstituí-la. Segundo a Administração Municipal, R$ 3,1 milhões já foram conquistados para tal fim.