VEREADORES COBRAM EXPLICAÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL SOBRE FECHAMENTO DE ESCOLAS
Processo de reestruturação anunciado pelo Estado deve alterar a rotina de estudantes da E.E Lâmia Del Cistia, na Vila Áurea; E.E Rene Rodrigues, no Jd. Helena Maria; E.E Marechal Eduardo Gomes, no Jd. Enguaguaçu; e E.E José Cavariane, no Pae Cará.
Rumores quanto ao fechamento de quatro escolas estaduais da Cidade, em razão de um processo de reformulação das unidades, anunciado em setembro, pelo Governo do Estado, motivaram a aprovação de dois de requerimentos, por parte da Câmara Municipal, cobrando explicações do secretário Herman Voorwald, acerca da questão, além da formação de uma comissão especial com objetivo de apurar os eventuais prejuízos causados aos alunos e servidores da rede.
Segundo o vereador Toninho Salgado (PDT), que também é professor da rede estadual, as unidades que supostamente serão fechadas são: E.E Lâmia Del Cistia, na Vila Áurea; E.E Rene Rodrigues, no Jd. Helena Maria; E.E Marechal Eduardo Gomes, no Jd. Enguaguaçu; e E.E José Cavariane, no Pae Cará.
"Embora nada seja oficial, esses são os rumores ouvidos por alunos e funcionários", disse o vereador, que fará parte da comissão especial do legislativo, juntamente com os colegas Givaldo Santos Feitoza (PSD) e Nelsinho Filho (PMDB). "Se for necessário, iremos a São Paulo converar pessoalmente com o secretário estadual, para esclarecer esta situação".
Inicialmente, porém, eles aguardarão as respostas dos requerimentos aprovados na última sessão. Um é de autoria do vereador e líder do governo Jaime Ferreira de Lima Filho (Pros) e pede confirmação da parte do governo estadual quanto à intenção de fechar as escolas mencionadas, assim como outras do ensino médio. Também pergunta se há previsão de construção de outras unidades e solicita informações sobre o índice de evasão escolar registrado atualmente no Município.
O outro requerimento é de autoria do vereador Val Advogado (PSB) e pede mais detalhes a respeito do processo de reorganização em curso na Cidade e quais unidades de fato serão atingidas. Também pede informações relacionadas ao número de alunos matriculados, ciclos e unidades existentes, dentre outros dados pertinentes.
CONTRAPONTO
Único representante do PSDB no legislativo municipal, o vereador Gilberto Benzi fez questão apresentar indicação, ao Executivo e demais colegas, além de publicar um artigo, na imprensa, esclarecendo pontos relacionados ao projeto de reestruturação planejado pela Secretaria de Estado de Educação.
Em ambos, Benzi fala que as mudanças a serem realizadas nas unidades de ensino do Estado trarão benefícios, pois abrirão oportunidade para atender a população de forma mais ampla, através, por exemplo, de uma faculdade de tecnologia ou de uma escola técnica pública.
"Segundo o Seade, Sistema Estadual de Análise de Dados, a rede estadual dispõe de estrutura para abrigar cerca de 7 milhões de alunos, mas apenas 3,8 milhões estão matriculados, número que diminui anualmente", argumenta o vereador.
Ele lembra que na Escola Prof. Renê Rodrigues (instalada em um prédio enorme e bem estruturado) apenas quatro salas funcionam no período da tarde, gerando um custo altíssimo para o contribuinte. "Podemos tirar dessa crise a oportunidade que Guarujá precisava para ter uma faculdade pública, e promover a mudança através da educação", destaca.
Mais detalhes a respeito constam em artigo redigido pelo vereador, que consta no link abaixo:
http://www.camaraguaruja.sp.gov.br/Noticia/Visualizar/858
Publicado em: 08 de outubro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara