Página Inicial 1 Conteúdo 2 Busca 3 Rodapé 4
Ícone do tempo

25°C

Notícias

Visualize fotos


COMISSÃO QUER VIABILIZAR PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

30 de junho de 2020 às 16:10


Três vereadores, todos eles ex-secretários de Assistência e Desenvolvimento Social do Município, irão compor um grupo de estudos para implantação do programa 'Lar Acolhedor', em âmbito local.
 
Foi aprovada nesta terça-feira (23) a criação de uma comissão específica, formada pelos vereadores Pastor Sargento Marcos (DEM), Ronald Nicolaci Fincatti (PSD) e Edilson Dias (PT), que vai propor medidas para execução do programa, em Guarujá e em Vicente de Carvalho.
 
O objetivo é oferecer uma alternativa às 'casas de passagem', administradas pelo Poder Público, que fazem o acolhimento provisório de crianças e adolescentes em risco social.
 
A partir de 'lares substitutos', famílias cadastradas podem assumir esta tarefa, tendo, através de decisão judicial, a concessão temporária de guarda e responsabilidade dessas pessoas (mais detalhes abaixo).
 
A comissão terá prazo 180 dias para apresentar um estudo de viabilidade do programa e será presidida pelo vereador Pastor Sargento Marcos. "Com as experiências que os três já tiveram à frente da Sedeas, tenho certeza que muito em breve esse trabalho já esteja concluído e com todas as diretrizes necessárias para sua implantação", destaca.
 
SAIBA MAIS
Presente em centenas de municípios do País, o programa Lar Acolhedor (também chamado de Família Acolhedora) visa assegurar o direito a convivência familiar e comunitária, evitando a ruptura do vínculo familiar, além de criar condições para o desenvolvimento dos jovens e para compreensão dos motivos que os levaram ao amparo de outro lar.
 
O programa é regido com base nos dispositivos legais previstos no Estatuto da Criança e a Política Nacional de Assistência Social. "Trata-se de um serviço de proteção social especial de alta complexidade, com objetivo de garantir amparo integral através da disponibilização de moradia, alimentação e higiene pelas famílias acolhedoras", explica o Pastor Sargento Marcos.
 
Ele destaca que é mais viável para a Municipalidade a criação de lares substitutos do que a manutenção regular de casas de passagem, que é muito mais oneroso.
 
NÚMEROS
Atualmente, a Prefeitura de Guarujá mantém seis espaços de acolhimento, sendo que três são geridos por entidades conveniadas e outros três pela própria Administração Municipal. A intenção do projeto é que os lares acolhedores também integrem essa estrutura, melhorando a execução dos serviços prestados.




Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara homenageia KondZilla em Sessão Solene nesta quinta (28)

27 de novembro de 2024 às 16:50

A Câmara Municipal de Guarujá convida para a Sessão Solene de entrega da Medalha de Mérito "Don Domênico" nesta quinta-feira, dia 28, às 19 horas.O...

Leia Mais
1729874502969-959
Câmara auxiliou vereadores em Oficina de Emendas Parlamentares

25 de outubro de 2024 às 13:40

A Câmara Municipal de Guarujá, em conjunto com a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), realizou a Oficina das Emendas Impositivas, com o objetivo...

Leia Mais
3b96afa0-3450-4c51-825d-1ef7bb834006
A importância da indústria náutica em Guarujá - palestra promovida pela ELG

22 de julho de 2024 às 17:19

 A Câmara Municipal de Guarujá recebe na tarde desta quarta-feira , 24 de julho, a partir das 14 h, no plenário da Casa de Leis, o palestrante Luiz...

Leia Mais
Palestra sobre sustentabilidade e governança na Câmara

16 de julho de 2024 às 12:48

A Câmara Municipal recebe nesta quarta-feira, 17 de julho, através de sua ELG (Escola do Legislativo de Guarujá), palestra sobre GSE – sigla para E...

Leia Mais
Palestra sobre direito eleitoral acontece na Câmara nesta quinta (4)

02 de julho de 2024 às 12:56

Nesta quinta-feira, 4 de julho, a Câmara Municipal de Guarujá, por meio da Escola do Legislativo, promoverá uma palestra com o Dr. Marcelo Rosa, da...

Leia Mais
Câmara recebe audiência pública sobre Plano Diretor hoje (19)

14 de junho de 2024 às 12:48

A Câmara Municipal de Guarujá recebe hoje, quarta-feira, 19 de junho, a partir das 17h, no plenário da Casa, a população a em geral, para debater...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte