Página Inicial 1 Conteúdo 2 Busca 3 Rodapé 4
Ícone do tempo

25°C

Notícias

Visualize fotos


COMISSÃO QUER VIABILIZAR PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

30 de junho de 2020 às 16:10


Três vereadores, todos eles ex-secretários de Assistência e Desenvolvimento Social do Município, irão compor um grupo de estudos para implantação do programa 'Lar Acolhedor', em âmbito local.
 
Foi aprovada nesta terça-feira (23) a criação de uma comissão específica, formada pelos vereadores Pastor Sargento Marcos (DEM), Ronald Nicolaci Fincatti (PSD) e Edilson Dias (PT), que vai propor medidas para execução do programa, em Guarujá e em Vicente de Carvalho.
 
O objetivo é oferecer uma alternativa às 'casas de passagem', administradas pelo Poder Público, que fazem o acolhimento provisório de crianças e adolescentes em risco social.
 
A partir de 'lares substitutos', famílias cadastradas podem assumir esta tarefa, tendo, através de decisão judicial, a concessão temporária de guarda e responsabilidade dessas pessoas (mais detalhes abaixo).
 
A comissão terá prazo 180 dias para apresentar um estudo de viabilidade do programa e será presidida pelo vereador Pastor Sargento Marcos. "Com as experiências que os três já tiveram à frente da Sedeas, tenho certeza que muito em breve esse trabalho já esteja concluído e com todas as diretrizes necessárias para sua implantação", destaca.
 
SAIBA MAIS
Presente em centenas de municípios do País, o programa Lar Acolhedor (também chamado de Família Acolhedora) visa assegurar o direito a convivência familiar e comunitária, evitando a ruptura do vínculo familiar, além de criar condições para o desenvolvimento dos jovens e para compreensão dos motivos que os levaram ao amparo de outro lar.
 
O programa é regido com base nos dispositivos legais previstos no Estatuto da Criança e a Política Nacional de Assistência Social. "Trata-se de um serviço de proteção social especial de alta complexidade, com objetivo de garantir amparo integral através da disponibilização de moradia, alimentação e higiene pelas famílias acolhedoras", explica o Pastor Sargento Marcos.
 
Ele destaca que é mais viável para a Municipalidade a criação de lares substitutos do que a manutenção regular de casas de passagem, que é muito mais oneroso.
 
NÚMEROS
Atualmente, a Prefeitura de Guarujá mantém seis espaços de acolhimento, sendo que três são geridos por entidades conveniadas e outros três pela própria Administração Municipal. A intenção do projeto é que os lares acolhedores também integrem essa estrutura, melhorando a execução dos serviços prestados.




Fique por dentro

Outras Notícias


1753297323714-649
'DIA DO OBREIRO UNIVERSAL' HOMENAGEIA FIÉIS POR SEU TRABALHO SOCIAL

23 de julho de 2025 às 16:04

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 1.070/2015, , a Câmara Municipal de Guarujá realiza o próximo dia 7 de agosto, a sessão solene em comemora...

Leia Mais
1753211189951-913
Novo curso de libras na Câmara de Guarujá

22 de julho de 2025 às 16:08

  A Câmara de Guarujá, através de sua Escola do Legislativo (ELG) inicia a partir de quarta-feira, 6 de agosto, curso gratuito de Libras - Língua...

Leia Mais
1753289603658-81
Roteiro da Semana Jurídica da Câmara de Guarujá

18 de julho de 2025 às 15:52

O mês de agosto promete ser repleto de atividades na Câmara de Guarujá. A partir de quarta-feira, 13, será dada largada para a primeira edição da...

Leia Mais
1753289579203-661
Semana Jurídica na Câmara de Guarujá

16 de julho de 2025 às 15:18

Logo após o retorno do nosso recesso legislativo, a Câmara de Guarujá, através da Escola do Legislativo, realiza sua primeira edição da "Semana Jur...

Leia Mais
Audiência Pública para implantação do IFSP em Guarujá

07 de abril de 2025 às 15:34

    Na última sexta-feira, 4 de abril, aconteceu a audiência pública para discussão da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e...

Leia Mais
Sessão Solene O Itapemense

04 de abril de 2025 às 15:14

      A Câmara de Guarujá realizou no dia 3 de abril, com início às 19h, a entrega da Medalha de Mérito “O Itapemense”. A honraria "O Ita...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte