Notícias

PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARUJÁ CONCLUI APÓS 17 HORAS CONTÍNUAS A SESSÃO DE JULGAMENTO
16 de dezembro de 2021 às 18:53
A sessão de julgamento iniciou por volta das 19h40 desta quarta-feira (15). Atendendo ao pedido do vereador Vargas (PTB) o presidente José Nilton Doidão (PSB) deferiu e determinou a leitura integral do processo de cassação que possui mais de 1.800 páginas.
A leitura da íntegra do processo adentrou a madrugada, sendo realizado rodízio entre os vereadores para que cada um fizesse a leitura por cerca de uma hora.
Por volta de 12h30 desta quinta-feira, após mais de 17 horas de Sessão ininterrupta, os vereadores concluíram a leitura de todo o processo, inclusive do parecer final da Comissão Processante de relatoria do Vereador Edmar Lima dos Santos (PP), que opinou pela improcedência do pedido de cassação.
O presidente da Câmara Municipal, Vereador José Nilton Doidão (PSB), seguindo o disposto no Decreto-Lei 201/67 abriu a palavra aos vereadores para que pudessem utilizar a tribuna por até 15 minutos.
A galeria do plenário estava bastante agitada, sendo várias vezes solicitado pelo Presidente que respeitassem a fala dos vereadores e permanecessem em silêncio evitando a interrupção da Sessão.
Após, foi a vez da defesa do Prefeito Dr. Valter Suman, que não participou da Sessão de Julgamento, porém esteve representado por seu advogado, que apresentou oralmente a defesa de forma suscinta, não utilizando todo o tempo disponível que era de até 2 horas.
O denunciante acompanhou o desenrolar da sessão, mas não utilizou a palavra, uma vez que não há previsão no Decreto-Lei para que ele pudesse utilizar a tribuna na Sessão de Julgamento, onde a decisão cabe ao plenário que é soberano.
Concluída as manifestações orais, passou-se à votação de forma nominal, onde cada vereador proclamou seu voto (sim para acompanhar o relatório da Comissão e não para votar pela cassação). Com a contagem dos votos, chegou-se ao resultado de 11 votos a favor do relatório, ou seja, pela improcedência da acusação e 5 votos favoráveis a cassação.
Diante do resultado, a Presidência da Casa, proclamou o resultado final da votação, que foi favorável ao Prefeito Dr. Valter Suman, determinando o arquivamento da acusação, encerrando a Sessão por volta de 14h40 desta quinta-feira (16).
Fique por dentro
Outras Notícias
Audiência Pública para discussão do projeto do túnel Santos - Guarujá
16 de maio de 2025 às 12:18
Gostaríamos de convidar toda a população de Guarujá para participar da audiência pública que será realizada no plenário da Câmara Municipa...
Leia MaisTrabalhadores da cidade serão homenageados nesta 5ª feira (08)
08 de maio de 2025 às 12:22
Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº33, a Câmara Municipal de Guarujá realiza nesta quinta-feira (08), às 19 horas, no Teatro Procópio...
Leia MaisMês de Conscientização do Autismo
28 de abril de 2025 às 16:22
Acontece nesta segunda-feira, 28 de abril, a partir das 18h30, palestra e roda de conversa sobre o tema "Autismo - Informação gera empa...
Leia MaisAudiência Pública para implantação do IFSP em Guarujá
07 de abril de 2025 às 15:34
Na última sexta-feira, 4 de abril, aconteceu a audiência pública para discussão da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e...
Leia MaisSessão Solene O Itapemense
04 de abril de 2025 às 15:14
A Câmara de Guarujá realizou no dia 3 de abril, com início às 19h, a entrega da Medalha de Mérito “O Itapemense”. A honraria "O Ita...
Leia MaisDiploma "Marlene Maria dos Reis" é entregue no dia Internacional da Mulher
21 de março de 2025 às 13:54
A Câmara Municipal de Guarujá realizou Sessão Solene para entrega do diploma "Marlene Maria dos Reis Rodrigues", na quinta-feira, dia 20 de mar...
Leia Mais