Notícias

VEREADORES DE SANTOS E GUARUJÁ APRESENTAM PROJETO PARA DISCIPLINAR TEMPO DE ESPERA NA BALSA
12 de fevereiro de 2019 às 18:09
Os vereadores Edilson Dias, de Guarujá, e Antônio Carlos Banha Joaquim, de Santos, realizam uma ação conjunta para criar mecanismos de monitoramento, informação e limitar o tempo de espera para as travessias de veículos no sistema de balsas.
A ideia partiu do vereador santista que, conhecendo o trabalho realizado pelo vereador Edilson Dias, em Guarujá, o procurou para se unirem em favor desta iniciativa.
"A população não aguenta mais, precisamos dar uma resposta eficiente, e há tempos buscava uma saída jurídica para que o município pudesse se envolver, uma vez que o sistema é regido pelo Estado", afirma Banha.
Já Edilson, que também vem questionando a qualidade do serviço da DERSA, lembra que o sistema é um dos mais caros do País e recebe fluxo de mais de 25 mil veículos por dia.
"Sempre há a discussão ponte ou túnel, mas nada avança e, independente disto, a travessia por balsa vai continuar. Entretanto, a população de ambas as cidades não aguenta mais as filas. Além de atrasos a compromissos, as pessoas passam calor, sede, não tem banheiro, ocorrem emergências médicas e mesmo a prioridade demora", enfatiza.
Com o projeto de lei defendido por Banha e Dias, fica fixado como tempo máximo de espera na fila para todas as travessias, o período máximo de 20 (vinte) minutos, nos pontos de acesso pelas cidades. Se o usuário do serviço permanecer por mais do que esse tempo na fila, o período não inclui o trajeto percorrido pela embarcação na travessia entre os dois municípios, deverá realizar o registro com as autoridades de trânsito presentes na fila da balsa, ficando a concessionária infratora sujeita a multa de cem vezes o valor da tarifa ou ficará livre da autuação se isentar da tarifa o usuário que ficou acima do limite de espera na fila.
“A ideia é forçar que a empresa melhore, pois os usuários não pagaram a balsa se ficarem mais do que 20 minutos na fila”, destaca Edilson.
MECANISMOS DE CONTROLE - O vereador Banha explica que as CET's de cada cidade deverão criar mecanismos de monitoramento e informação aos usuários sobre o período de espera para embarcar. Ainda em caso de reincidência, a concessionária do serviço poderá ser multada em 1 mil vezes o valor da tarifa vigente, sendo o valor revertido ao Fundo Social de Solidariedade.
As penalidades não serão aplicados por motivos de trânsito marítimo intenso; acidente; casos fortuitos e força maior, devidamente comprovados com registros na autoridade competente, desde que informados aos usuários.
“Deverão ser fixados, em local visível, Placas e Luminosos, informativos sobre o tempo estimado de espera para embarque e travessia; e os usuários serão monitorados pela Companhia de Engenharia e Tráfego até o momento em que saírem da fila ou efetuarem a travessia”, explica Banha.
Ainda de acordo com ele, a concessionária encarregada pelo serviço de travessia, sem prejuízo da sanção cabível, será responsabilizada civilmente pelos danos morais e materiais causados aos usuários, no âmbito do acesso pelos municípios.
Fique por dentro
Outras Notícias
'DIA DO OBREIRO UNIVERSAL' HOMENAGEIA FIÉIS POR SEU TRABALHO SOCIAL
23 de julho de 2025 às 16:04
Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 1.070/2015, , a Câmara Municipal de Guarujá realiza o próximo dia 7 de agosto, a sessão solene em comemora...
Leia MaisNovo curso de libras na Câmara de Guarujá
22 de julho de 2025 às 16:08
A Câmara de Guarujá, através de sua Escola do Legislativo (ELG) inicia a partir de quarta-feira, 6 de agosto, curso gratuito de Libras - Língua...
Leia MaisRoteiro da Semana Jurídica da Câmara de Guarujá
18 de julho de 2025 às 15:52
O mês de agosto promete ser repleto de atividades na Câmara de Guarujá. A partir de quarta-feira, 13, será dada largada para a primeira edição da...
Leia MaisSemana Jurídica na Câmara de Guarujá
16 de julho de 2025 às 15:18
Logo após o retorno do nosso recesso legislativo, a Câmara de Guarujá, através da Escola do Legislativo, realiza sua primeira edição da "Semana Jur...
Leia MaisAudiência Pública para implantação do IFSP em Guarujá
07 de abril de 2025 às 15:34
Na última sexta-feira, 4 de abril, aconteceu a audiência pública para discussão da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e...
Leia MaisSessão Solene O Itapemense
04 de abril de 2025 às 15:14
A Câmara de Guarujá realizou no dia 3 de abril, com início às 19h, a entrega da Medalha de Mérito “O Itapemense”. A honraria "O Ita...
Leia Mais