Acessibilidade   |   Aumentar Fonte   |   Contraste

ELG COMPLETA TRÊS ANOS DE ATIVIDADES

Através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação, a ELG tem sido uma importante ferramenta de aprendizado para munícipes e agentes públicos.

Pioneira na Baixada Santista, a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) completa neste mês de março três anos de atividades, somando mais de 5 mil atendimentos. Através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação, o órgão tem sido uma importante ferramenta de aprendizado para munícipes e agentes públicos.
 
As atividades ocorrem sempre no salão de eventos da Câmara Municipal (Av. Leomil, 291, 2º andar) e incluem cursos, palestras, seminários e debates, voltados aos mais variados públicos, e sem qualquer custo aos participantes. Toda a programação fica disponível no site www.camaraguaruja.sp.gov.br, através do link 'Escola do Legislativo' e também pode ser acompanhada pelo facebook.
 
NÚMEROS
Somente em 2.019, mais de 2 mil alunos de escolas públicas do município foram atendidos pelo projeto Parlamento Jovem, que promoveu 30 palestras sobre Política e Cidadania, e trouxe estudantes para participar de forma efetiva das atividades parlamentares. Neste mesmo período, 66 munícipes foram certificados pelo curso de Libras (nível 1); 33 munícipes foram certificados pelo curso de Formação de Lideranças e 12 munícipes foram certificados pelo curso de Como Falar Bem em Público. Também houve seis cursos de formação direcionados a servidores públicos e mais de 20 palestras abertas ao público, que reuniram mais de 600 pessoas.    
 
Em 2018, houve 32 atividades, que atenderam um total de 1.121 pessoas. Em 2017, foram 22 atividades, com 596 alunos atendidos - além dos programa Câmara Jovem e Câmara no Bairro, que atenderam mais de 2 mil pessoas, através de sessões itinerantes, nos bairros e universidades.
 
EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
As escolas do legislativo já existem há mais de duas décadas no País. Começaram no Senado Federal, na Câmara Federal e passaram a se multiplicar pelas assembleias legislativas e câmaras municipais, justamente em função da necessidade de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para a identificação da missão do Poder Legislativo.
 
Seja no que se refere ao desenvolvimento de programas de ensino, cursos e palestras, seja no que se refere ao estímulo à pesquisa técnica-acadêmica em cooperação com outras instituições de ensino, esse trabalho tem mostrado grande eficácia e resultados positivos.


Publicado em: 04 de março de 2020

Publicado por: ASSESSORIA