Irmã Dolores - Cidadã de Guarujá
Nesta quarta-feira, 21, na paróquia Senhor Bom Jesus, da Vila Zilda, foi realizada pela Câmara de Guarujá, Sessão Solene de entrega do Titulo de Cidadã Guarujaense pelo vereador Luiz Carlos Romazzini, à Irmã Maria Dolores.
Líder espiritual e comunitária - Irmã Dolores como é conhecida, realizou amplo trabalho de integração e apoio junto às famílias carentes da região da Vila Zilda nos anos de 1979 a 1989. Em sua passagem pela comunidade, a freira participou da história do Morro da Glória e da formação da Vila da Noite, tendo sido também, uma das responsáveis pela construção da igreja e escolinha que serve a comunidade. Sua trajetória foi relembrada em um discurso emocionante da religiosa, que enfatizou a importância da organização do povo na luta por seus direitos e da necessidade de afastar a passividade - “natural entre o bom povo brasileiro” - e integrar a discussão política.
Por sua vez, Romazzini em seu discurso afirmou “...nas suas pegadas, Irmã Dolores, seguem gerações. Dos seus motivos de vida, transformastes milhares de vidas, deste sentido, fostes o braço forte, a mão amiga estendida. Onde os braços do Estado nunca chegam, tens sido a ponte entre a dor e a esperança, entre o choro e o riso”.
A cerimônia reuniu aproximadamente trezentas pessoas e contou com a presença de diversas autoridades: o ex-deputado Fausto Figueira; ex-deputado e ex-vereador Nelson Fernandes; secretário de Meio Ambiente, Élson Maceió; secretário de governo, Antonio Addis Filho; Prefeito de Guarujá, Farid Madi e vereadores, Elias Alvino de Souza Filho, Geraldo Soares Galvão, Marcelo Mariano e Paulo Piasenti.