A Câmara Municipal de Guarujá realiza consulta pública, através de seu portal eletrônico (
www.camaraguaruja.sp.gov.br), com objetivo de reunir sugestões para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2021.
A partir desta quarta-feira (20) até a próxima sexta-feira (22), munícipes poderão encaminhar propostas através de um novo canal de comunicação, criado para garantir a participação popular nas audiências públicas que forem realizadas, durante este período de pandemia.
PARTICIPAÇÃO ELETRÔNICA
O novo sistema chama-se 'Participação Eletrônica' e fica presente na página inicial do site da Câmara Municipal de Guarujá. Ele permite aos munícipes o acompanhamento dos temas que são pautas de consultas públicas, e o encaminhamento de sugestões, dúvidas e queixas.
Conforme o assunto tratado, a Câmara Municipal disponibiliza uma apresentação, com arquivo referente ao assunto e todas as informações pertinentes, de modo a possibilitar a consulta integral por parte dos interessados.
Com base nesses conteúdos, perguntas, indicações e outros tipos de colaborações podem ser encaminhados. Ou seja, de forma eletrônica a população poderá participar, de onde estiver, e quantas vezes quiser, sem a necessidade de locomoção.
LDO 2021
No caso da LDO 2021, o público já pode conferir a proposta encaminhada pelo Poder Executivo. Ela deve ser analisada pelos vereadores até o final do próximo mês de junho. Para acessar o conteúdo basta clicar no link 'Participação Eletrônica', presente na página inicial do site da Câmara Municipal de Guarujá, e, depois, em 'Lei de Diretrizes Orçamentárias'.
FINALIDADE
Prevista nos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO serve para definir as metas e prioridades orçamentárias para o exercício do ano seguinte, de modo a antecipar e orientar a direção e o sentido dos gastos públicos.
Trata-se de uma etapa importante do processo de elaboração do orçamento municipal, que também é constituído pelo Plano Plurianual (PPA, feito a cada quatro anos) e pela Lei Orçamentária Anual (LOA, analisada sempre no final de cada ano).
Cumprida esta etapa de consulta pública, o projeto vai para análise do plenário da Câmara Municipal, que poderá acatar sugestões feitas pela população, através de emendas parlamentares. Se aprovado, o próximo passo será a análise da Lei Orçamentária Anual (LOA), de modo a garantir a conclusão do ciclo orçamentário local.