SOLENIDADE COMEMORA OS 110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
Homenageado deste ano será Luiz Alberto de Moraes Tamayose, que receberá condecoração em nome de toda comunidade nipônica de Guarujá e Vicente de Carvalho.
Em cumprimento à Lei Municipal 3.443/2007, a Câmara Municipal de Guarujá realiza nesta quinta-feira (21/6), às 19 horas, sessão solene em comemoração ao 'Dia da Imigração Japonesa'. O evento, que integra o calendário oficial de eventos da Cidade, acontecerá no plenário da Casa de Leis.
O homenageado deste ano será Luiz Alberto de Moraes Tamayose, que receberá condecoração em nome de toda comunidade nipônica de Guarujá e Vicente de Carvalho. Atualmente, segundo o Consulado Geral do Japão, cerca de 1,5 milhões de cidadãos nipônicos vivem no Brasil - que é o país que abriga maior contingente deles em todo mundo.
CORAL
O evento também terá a presença do Coral Canto Mágico, formado por crianças e jovens de Cubatão, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e apoio da Prefeitura de Cubatão e Rotary Clube de Cubatão.
OBJETIVO
Desde 2008, o legislativo guarujaense já prestou diversas homenagens à comunidade japonesa local. Os últimos foram: o advogado e professor Leandro Matsumota, e o artista plástico, Hiromiti Kamada.
O objetivo da iniciativa é celebrar o 'Dia Municipal da Imigração Japonesa', comemorado sempre no dia 18 de junho, em memória à chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos - ocorrida em 18 de junho de 1908, com 781 lavradores nipônicos. Em 2018, aliás, tal acontecimento completa 110 anos.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Nascido em Guarujá, no dia 27 de setembro de 1968, Luiz Alberto de Moraes Tamayose é filho de Oscar Tamayose e Aracy de Moraes Tamayose.
A historia de imigração da sua família teve início com o avô, Kensei Tamayose, nascido em 20 de junho de 1903, natural de Okinawa, que chegou no Brasil no navio KANAGAWA MARU, no Porto de Santos, no dia 25 de abril de 1912.
Em 1925, chegou ao Brasil a avó de Luiz Alberto, Kama Tamayose, também nascida em Okinawa, no dia 16 de maio de 1904.
O avô, assim que chegou ao Brasil, foi para Mato Grosso e trabalhou como chefe de expedições para levar boiadas para áreas de relevos mais altos, em épocas de cheias dos rios da região.
Nos anos 40 a família veio a residir em Santos, onde começou a vida profissional em um comércio de frutas, no Gonzaga.
Na segunda Guerra Mundial, os imigrantes tiveram que se deslocar para o interior devido a restrições do Governo. Nesse momento, os avôs de Luiz Alberto de Moraes Tamayose foram para a cidade de Araçatuba, mas já sentiam a necessidade de viver no litoral.
Por isso, em 1947, retornaram para Santos e, na sequência, se mudaram para Guarujá, onde fixaram moradia e constituíram o seu legado. Aqui, tomaram o gosto pela pesca e montaram sua peixaria
Depois, construíram duas fábricas de gelo, uma salga de peixe no canal de Bertioga, no Km 18, além da grande e conhecida Empresa Tamayose Indústria, que empregou muitos guarujaenses e fomentou a economia local. Trabalharam também por muitos anos com armadores de pesca.
Luiz Alberto de Moraes Tamayose passou a infância na região do Santa Rosa, onde estudou na Escola Jafet. No ensino médio, estudou no Colégio Objetivo em Santos.
Depois, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Santos. Após a formação, casou-se com a médica Patrícia e foi morar nas Astúrias. Mudou-se em 2003 para o Centro do Guarujá, onde nasceu o filho Guilherme.
Formou-se em Educação Física na Unaerp Guarujá, trabalhou na Galvão Engenharia e no SESI Senai SP. Por dois anos teve a oportunidade de participar do Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo. Foi Guarda Municipal de Guarujá. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Infraestrutura e Obras na Prefeitura de Guarujá.
De ensinamento Católico, participa da associação dos Engenheiros e Arquitetos do Guarujá. Outra paixão do nosso homenageado é o futebol, torcedor do Santos Futebol Clube, jogou em vários times da várzea local e conhecido nesse meio como Japonês, atualmente joga no Onze Bandeirantes Futebol Clube.
“O que trago na vida dos meus antepassados é a honestidade, muito trabalho e perseverança só assim chegamos nos nosso objetivos nunca esquecendo de Deus”, afirma Tamayose.
Data: Quinta-feira, 21 de junho de 2018
Horário: A partir das 19 horas
Local: Avenida Leomil, nº 291- Pitangueiras
Publicado em: 19 de junho de 2018
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara