A Câmara Municipal de Guarujá também aderiu ao movimento “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
A exemplo do mês passado, quando os vereadores se mobilizaram para divulgar a campanha do 'Outubro Rosa', eles também fizeram questão de chamar atenção para o tema e convidar a população a participar das atividades que vem sendo realizadas na Cidade, desde o início do mês.
Na sessão da última terça-feira (5/11), todos colocaram sobre seus paletós os lacinhos azuis, alusivos à iniciativa, e posaram pra fotos.
"Trata-se de uma demonstração de união em torno dessa causa", resumiu o vereador e presidente da Casa, Marcelo Squassoni (PRB), ao lembrar que o Legislativo guarujaense é composto somente por parlamentares do sexo masculino. "Daí a importância de nós, principalmente, darmos o exemplo".
Squassoni lembrou na ocasião que a incidência do câncer de próstata é alta entre os homens, especialmente pelo preconceito ainda presente em relação ao exame de toque. "Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge 60 mil homens e mata mais de 12 mil a cada ano", lembrou.
Justamente por isso é que especialistas recomendam aos homens com idade superior a 45 anos a realizarem o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente. Até porque, quando descoberto no início, 90% dos casos são curáveis.
Saiba mais
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Por isso o motivo da campanha.