JORNALISTA CARLOS RATTON LANÇARÁ SEU NOVO LIVRO NA CÂMARA MUNICIPAL
Evento será no próximo dia 21, das 18 às 21 horas, no Espaço Cultural. A obra, batizada de 'Contra a Maré', reúne 208 páginas e é embasada nas reportagens que Ratton fez ao longo de seus 22 anos de carreira.
No próximo dia 21 de fevereiro, das 18 às 21 horas, o jornalista Carlos Ratton fará o lançamento de seu mais novo livro, 'Contra a Maré', no espaço cultural da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, Centro).
Publicado pela Editora Autografia, o livro traz histórias comoventes de resistência e de luta por direitos de diversos moradores da Baixada Santista. O conteúdo da obra, que reúne 208 páginas, é embasado nas reportagens que Ratton fez ao longo de seus 22 anos de carreira.
O custo de cada edição é de R$ 45,00, sendo que 10% da renda obtida será revertida para o Fórum de Defesa do Direito da Criança e Adolescente de Guarujá.
SOBRE O AUTOR
Carlos Ratton, em suas obras literárias, traduz a visão humana e sensível de um profissional que há mais de 22 anos está nas ruas, exercendo seu ofício diário de repórter.
Vê sofrimento, descaso, violência, abusos de poder, falta de vontade política, desrespeito ao Ser Humano, miséria e desilusões. Por isso, consequentemente, sai em defesa dos “despossuídos“ e acaba muitas vezes sendo rigoroso com a classe política que os abandona à própria sorte ou azar.
Uma luta quase que solitária, como alguns raros políticos, promotores, médicos, defensores públicos, policiais do bem, advogados, professores, líderes comunitários, empresários parceiros que também são inconformados com as desigualdades do Brasil de hoje.
O autor dá voz aos excluídos através das suas reportagens e, às vezes, consegue mudar o rumo ou amenizar um pouco do sofrimento, ajudando a fazer justiça, denunciando os casos que têm conhecimento.
Uma luta árdua e difícil contra o poder político e econômico vigente.
TRAJETÓRIA
Formado em Relações Públicas (1989) e Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (1994), Carlos Ratton tem 55 anos, é casado e tem dois filhos.
Iniciou sua atividade como repórter no extinto jornal santista Polícia Sem Censura, passando pelos jornais regionais Estância de Guarujá; Costa Norte; Revista Pesca & Pescado; A Tribuna de Santos e, nesse último, permaneceu por oito anos cobrindo todos os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Atualmente é repórter do Diário do Litoral.
Sua carreira é marcada por dezenas de reportagens investigativas que ganharam repercussão nacional, como a série intitulada 'Endinheirados', que em 2012 foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo – o maior do gênero no Brasil.
No mesmo ano, lançou o livro ‘Pescador de Notícias’, que em seu lançamento contou com a presença profissionais do jornalismo, autoridades da região e público em geral.
Ratton é diretor de base do Sindicato dos Jornalistas e, entre 2009 e 2015, foi diretor Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP.
Publicado em: 13 de fevereiro de 2017
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara