VEREADOR PROPÕE USO DE DRONES NA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
A iniciativa, de autoria do vereador Sérgio Jesus Passos, o Sérgio Santa Cruz (PRB), busca facilitar o trabalho das autoridades municipais no combate a irregularidades
O plenário da Câmara Municipal de Guarujá deve analisar até o final deste mês de abril o Projeto de Lei n° 075/2017, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), que prevê a utilização de drones (também chamados de Veículos Aéreos Não Tripulados - VANTs) no trabalho de fiscalização ambiental promovido pela Prefeitura.
O objetivo é garantir maior eficiencia no combate a irregularidades, como crimes ambientais, ocupações, desmatamento e o monitoramento de queimadas. Além disso, os VANTs auxiliam na busca de pessoas perdidas na mata e estudos da flora e fauna regional.
Segundo Sérgio Santa Cruz, a utilização dos drones também trará redução de gastos para os cofres municipais. "Eles garantem uma maior economia de recursos na atuação das forças municipais de segurança ambiental, visto que o monitoramento é dispendioso e carece de pessoal suficiente para ser implementado", enfatiza.
O vereador lembra ainda que esse tipo de aparato já é utilizado em vários países para fins ambientais, inclusive aqui, no Brasil. Um exemplo foi na Tragédia de Mariana - MG, onde os drones auxiliaram na captação detalhada de imagens e danos no local.
CREAS
Na mesma sessão, o vereador Sérgio Santa Cruz também apresentou indicação ao Executivo solicitando estudos para instalação de um Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, no Bairro Santa Cruz dos Navegantes. O equipamento, já presente em vários bairros da Cidade, oferece cursos à população e atendimento a vítimas de violência infantil e contra a mulher.
Redator: Rafael Nunes, repórter universitário
Publicado em: 04 de maio de 2017
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara