CAMPANHA 'MAIO ROXO' DEVE SER INCLUÍDA NO CALENDÁRIO OFICIAL
Projeto de Lei nº 093/2019, de autoria do vereador Fernando Peitola (PSDB), visa conscientizar a população sobre as enfermidades inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, e estimular a ampliação dos estudos relacionados
Foi aprovado na sessão legislativa da última terça-feira (21/04) o Projeto de Lei nº 093/2019, de autoria do vereador Fernando Peitola (PSDB), que institui no calendário oficial do Município a campanha 'Maio Roxo', para conscientização, prevenção e combate a enfermidades inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
O objetivo do projeto é despertar a população sobre a importância do assunto, por meio de caminhadas, palestras, simpósios, distribuição de informativos e campanhas na mídia. O projeto também visa estimular a ampliação dos estudos relacionados a essas enfermidades, a fim de oferecer maior qualidade de vida às pessoas.
O autor da proposta argumenta que o Brasil possui poucos dados sobre as doenças inflamatórias intestinais. "É importante que a Secretaria Estadual de Saúde, integrada aos órgãos dos municípios, troquem informações para proporcionar condições melhores a quem sofre com esse tipo de enfermidade. .
TRÂMITE
Para entrar em vigor, contudo, ainda se faz necessária análise por parte do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancionar ou vetar a proposta em questão. Se sancionada, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.
(Texto: Franciele Ferreira)