GUARUJÁ DEVE TER 'SEMANA DE PREVENÇÃO AO INFARTO'
Proposta de autoria do vereador Joel Agostinho prevê que, todo ano, a Prefeitura dedique uma semana para a realização de ações voltadas à prevenção de doenças coronarianas
Foi aprovado no dia 10/09, e aguarda sanção do Executivo, o Projeto de Lei nº 171/2019, de autoria do vereador Joel Agostinho (MDB), que institui a 'Semana de Prevenção ao Infarto', em âmbito municipal.
De acordo com a proposta, todo ano a Prefeitura deverá dedicar uma semana para a realização de ações voltadas à prevenção de doenças coronarianas. Essas atividades deverão incluir públicos de todas as fases etárias, inclusive, crianças e adolescentes.
NÚMEROS
Segundo o Ministério da Saúde, em média 300 mil pessoas sofrem infarto agudo no miocárdio por ano e 30% são fatais. Algumas doenças possuem ligação direta com a causa do infarto, como hipertensão, diabetes, obesidade, problemas na tireoide, além do consumo excessivo de cigarro.
Para o vereador, a descoberta da doença de forma precoce tem melhores resultados de tratamento, mas a prevenção sempre é necessária. “Com a evolução de métodos mais precisos e detalhados, o tratamento tem melhor resultado, entretanto, a importância da prevenção e dos hábitos saudáveis possibilitam um controle mais rígido da saúde”, destaca Joel Agostinho.
TRÂMITE
O projeto agora segue para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem cabe sancioná-lo ou vetá-lo. Caso sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.
(Texto: Franciele Ferreira, estagiária de Comunicação Social)