IDOSOS PODERÃO ATUAR EM PROJETOS EDUCACIONAIS
PL 205/2019, aprovado nesta terça-feita (15/10), institui em âmbito local o projeto ‘Vovô Sabe-Tudo’ - programa de aproveitamento de idosos para fins educacionais, culturais e sociais.
O plenário da Câmara Municipal de Guarujá aprovou, na última terça-feira (08/10), o PL 205/2019, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), que institui em âmbito local o projeto ‘Vovô Sabe-Tudo’ - programa de aproveitamento de idosos para fins educacionais, culturais e sociais.
O objetivo é valorizar a experiência da pessoa idosa, permitindo a transmissão de seus conhecimentos, aptidões e valores a crianças e adolescentes por meio de atividades educacionais, palestras e oficinas de aprendizagem nas escolas municipais.
EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
Presente em dezenas de cidades do País, o programa 'Vovô Sabe Tudo' tem obtido resultados bastante positivos, seja para os idosos, seja para os alunos. Em Santos, há 25 idosos atuando em projetos de educação, turismo e cultura, desde 1998.
O trabalho tem duração de 18 meses e pode ser prorrogado, se houver interesse por parte dos participantes. Durante 20 horas semanais eles desenvolvem suas atividades, recebendo auxílio de um salário mínimo por mês.
IMPORTÂNCIA
O autor da proposta destaca a importância de se promover a integração entre as gerações. “Os idosos possuem uma experiência rica de vida, podendo contribuir na educação dos alunos das escolas públicas do município. Pretendemos estimular as características de cada aposentado, é uma forma de inserir novamente os idosos a uma atividade prazerosa”, enfatiza Sérgio Santa Cruz.
TRÂMITE
Com a aprovação do projeto pelos vereadores, o texto agora seguirá para a análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no diário oficial.