MINISTÉRIO DA CULTURA REALIZA OFICINA PREPARATÓRIA NA CÂMARA MUNICIPAL, NESTA QUINTA-FEIRA (20)
Na ocasião, estará presente a chefe do escritório regional do Ministério da Cultura, Haifa Madi; objetivo é prestar orientações sobre o processo seletivo do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros
Nesta quinta-feira (20), a partir das 14 horas, artistas de Guarujá, Vicente de Carvalho e demais localidades da região terão oportunidade de participar de uma oficina gratuita, oferecida pelo Ministério da Cultura (MinC), com objetivo de prestar orientações sobre o processo seletivo do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros.
O encontro será no salão de eventos da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, Centro, 2°andar) e contará com a presença da chefe do escritório regional do Ministério da Cultura, Haifa Madi. Ela explica que o principal objetivo da iniciativa é esclarecer aos interessados quais segmentos são válidos para concorrer à premiação e, sobretudo, a forma correta para efetuar a inscrição.
“Trata-se de um concurso nacional que oferecerá 500 prêmios de incentivo, no valor de R$ 10 mil a cada artista selecionado. Portanto, é uma ótima oportunidade para os artistas locais mostrarem seus trabalhos e terem o reconhecimento que merecem”, enfatiza.
SAIBA MAIS
O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.
Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.
Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram.
CRITÉRIOS
Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.
Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida para o endereço especificado no edital.
Publicado em: 18 de julho de 2017
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara