APROVADA LEI QUE INSTITUI A 'SEMANA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO' EM ÂMBITO LOCAL
De autoria do vereador Carlos Eduardo Vargas, a iniciativa prevê a realização de ações de conscientização sobre o assunto, com o apoio de profissionais de medicina, psicologia, serviço social, segurança comunitária e educação
A Câmara Municipal de Guarujá aprovou na sessão da última terça-feira (19), o Projeto de Lei 090/2017, de autoria do vereador Carlos Eduardo Vargas (PSB), que institui, em âmbito municipal, a 'Semana de Prevenção ao Suicídio e Valorização à Vida'.
A proposta segue agora para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem cabe sancionar ou vetar a matéria. Se sancionada, entra em vigor a partir da sua data de publicação no Diário Oficial do Município.
AÇÕES PREVISTAS
De acordo com o texto, todo mês de setembro a Prefeitura deverá promover, em seus espaços públicos, uma semana de fóruns, debates, palestras, seminários, distribuição de materiais informativos, entre outras ações de conscientização aos munícipes.
Para o autor da proposta, a falta de informações sobre o assunto e o silêncio são barreiras preponderantes para o aumento dos casos no País, e a instituição de uma semana com atividades dedicadas ao tema será de extrema importância.
"Fala-se muito pouco sobre o assunto, seja em modo público ou nas nossas casas e a ideia desse projeto é fazer com que isso mude no nosso cotidiano", afirma Carlos Eduardo Vargas.
A iniciativa também prevê a participação voluntária de profissionais de medicina, psicologia, serviço social, segurança comunitária, educação, assim como a possibilidade de parcerias com universidades, entidades de classe e organizações diversas.
OBJETIVOS
De acordo com Vargas, o suicídio é um mal que tem sido cada vez mais comum na sociedade contemporânea. "Hoje em dia, é algo considerado problema de saúde pública pela OMS. Somente aqui no Brasil, há um caso de suicídio registrado a cada 45 minutos", chama atenção.
Texto: Repórter Universitário – Rafael Nunes
Publicado em: 20 de setembro de 2017
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara