Comissão de Saúde e Higiene recebe David Uip
Na tarde de terça, 10, vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Higiene – Antonio Addis Filho, Valter Suman e Ituo Sato – receberam na Presidência da Casa, David Uip. Líder de um grupo de médicos, professores da USP e Unifesp, e em parceria com a Associação Santamarense de Beneficência (mantenedora do hospital), o profissional deve assumir a direção clínica da unidade de saúde
David Uip é atualmente diretor-executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo e diretor-presidente da Fundação Zerbini — além de exerce os cargos de professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, presidente da comissão de Infecção do Hospital Sírio Libanês e coordenador do Programa de Aids.
Segundo o médico, o hospital está “desatualizado; a gestão defasada; com dívidas em sua maior parte provenientes do não pagamento de tributos; com uma equipe médica desmotivada e sem crédito perante a população de Guarujá”. Para Uip, esse retrato da instituição exige medidas de choque.
Sem negar que existe interesse empresarial na implantação do chamado “Complexo de Saúde e Prevenção de Guarujá”, o infectologista ressalta que seu grupo deverá “associar-se” aos profissionais locais, ”não cortar cabeças”. “Pretendemos, no entanto, requalificar, atualizar, estimular o ensino e a pesquisa na área”, explica.
“A idéia é trazer tecnologia e bom atendimento para oferecer aqueles que podem pagar por tratamento médico. Fazer com que o Hospital deixe de perder recursos para os hospitais de Santos e São Paulo. O SUS será beneficiado no conjunto, uma vez que a infra-estrutura e o processo serão os mesmos para o particular ou convênio, e para o atendimento público”.
Também presentes ao encontro o Secretário de Saúde, Gerônimo Vilhanueva; Secretário de Esportes, Paulo Piasenti;o presidente da Associação dos Médicos, Augusto Bustamante; presidente do Legislativo, José Carlos Rodriguez; vereadores, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti, Arnaldo do Nascimento, Candido Garcia Alonso, Valter Suman, Walter dos Santos, Nelsomar Guedes Coutinho, Marinaldo Nenke Simões, Jaime Ferreira de Lima Filho, Luis Carlos Romazzini e Marcelo Mariano.