ELG PROMOVE DEBATE SOBRE 'SUICÍDIO JUVENIL'
Painel com quatro especialistas será realizado no próximo dia 24/9, das 17h00 às 20h30, no Salão de Eventos da Câmara Municipal. Inscreva-se já!
Que motivos levam os adolescentes a tirar a própria vida?
Essa é a questão que a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) vai trazer à discussão, no próximo dia 24/9, das 17h00 às 20h30, com as psicólogas Lia Alves e Marcia Atik; a assistente social Márcia Estela, além da psicopedagoga Vanessa Ratton - que também é diretora da ELG.
A iniciativa será realizada no Salão de Eventos da Câmara Municipal (Av. Leomil, 291, 2ºandar), em parceria com o Grupo de Conselheiros Tutelares da Baixada Santista.
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: escoladolegislativo@camaraguaruja.sp.gov.br
SAIBA MAIS
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que tirar a própria vida já é a segunda maior causa de mortes em todo o mundo para pessoas entre 15 e 29 anos.
No Brasil, o índice de suicídios nesta faixa etárias é de 6,9 para cada 100 mil habitantes. Entre os homens, contudo, é bem mais elevado: 10,7. Já entre as mulheres, é de 2,6. No entanto, entre os anos de 2010 e 2012, a OMS observou um aumento de 18% nos índices femininos.
Pesquisas revelam que em pelo menos 90% dos casos de suicídio entre adolescentes há evidências de algum tipo de problema que inclui depressão, ansiedade, violência ou vício em drogas. No entanto, há fatores mais sutis que podem disparar a vontade de tirar a própria vida, como mudanças no ambiente familiar ou escolar, bem como crises de identidade sexual.
Portanto, especialistas recomendam que as pessoas prestem atenção a esses tipos de situação, assim como à questão do bullying e ao sensacionalismo midiático, que podem encorajar imitações. Tristeza, isolamento e irritabilidade podem ser sinais para que os pais, amigos e professores percebam se há algo errado. Os jovens são mais suscetíveis tanto por aspectos biológicos quanto pelos novos desafios impostos nessa fase da vida.
SUICÍDIO EM NÚMEROS
-1,3 milhão de jovens em todo o mundo morrem todos os anos, vítimas de causas evitáveis ou tratáveis.
-1º: Trânsito – principal causa de morte, com 11,6% do total;
-2º: Suicídio – responsável por 7,3% das mortes;
-3º: HIV/AIDS e infecções respiratórias;
-4º: Violência, o Brasil é o 6º colocado do mundo em números de homicídios com vítimas jovens.
Fontes: OMS, CDC, UNICEF/2012
Publicado em: 05 de setembro de 2018
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara