Prêmio “Marlene Maria dos Reis Rodrigues”
Promulgado o Decreto Legislativo nº 905, encaminhado a Mesa pelo vereador Ituo Sato, fica instituído o prêmio “Marlene Maria dos Reis Rodrigues” - honraria destinada as mulheres de nossa cidade em comemoração do Dia internacional da Mulher.
Desde 2005, a Câmara de Guarujá realiza uma homenagem durante Sessão Solene, às representantes femininas do município que contribuem com seu trabalho nas áreas social, profissional, educacional ,artística, religiosa e familiar. Neste ano, o evento ocorre no dia 06 de março, 19h30, no plenário da Casa.
“Dona Marlene” – Moradora de Guarujá desde 1958, sua história é de uma mulher participativa, sempre envolvida em movimentos pelo desenvolvimento da cidade e divulgação de idéias culturais e políticas.
Lutou pela aprovação e implantação do Estatuto do Idoso - foi às ruas, distribuiu material entre os idosos, divulgou os pontos que deveriam amparar seus direitos, manteve contato com autoridades municipais, estaduais e até federais, em um trabalho amplamente reconhecido em nossa região. Nesse período chegou a manter correspondência com o atual Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Entre 2003 e 2006, foi Membro do Conselho Regional do Idoso (CRI).
Foi uma das idealizadoras da Associação Brasileira da Terceira Idade (ABRASTI), originária do sonho de um pequeno grupo que começou a se reunir em 1981. Marlene foi conselheira e relações públicas da entidade desde sua fundação em 1987, até seu falecimento, em 2006.
Foi parte atuante no trabalho da Associação de Folclore e Artesanato de Guarujá, incentivando a manutenção da cultura afro-brasileira em nosso município.
Exerceu também trabalho voluntário entre as crianças e jovens do seu bairro, Vila Zilda, ensinando a língua inglesa.