LEGISLATIVO TERÁ 'PARLAMENTO JOVEM'
Iniciativa que visa proporcionar aos estudantes o aprendizado das atividades do Poder Legislativo será incorporada ao calendário de atividades da Câmara Municipal de Guarujá
O plenário da Câmara Municipal de Guarujá aprovou, na sessão legislativa desta terça-feira (6/11), o Projeto de Lei 128/2018, de autoria do vereador e presidente do legislativo, Edilson Dias (PT), que prevê a criação do projeto 'Parlamento Jovem', em âmbito local - nos mesmos moldes que já existe em São Paulo, Belo Horizonte, Jundiaí, Votuporanga, dentre centenas de outras localidades.
De acordo com a matéria aprovada, a realização do projeto ficará a cargo da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) - órgão que compõe a estrutura da Câmara Municipal e tem por missão justamente trabalhar ações educativas, voltadas a servidores e à população em geral.
O Parlamento Jovem deverá ser constituído, alternadamente, por estudantes da 9ª série do ensino fundamental e do ensino médio, que sejam eleitos por seus pares.
Os 17 alunos mais votados entre as escolas participantes serão empossados. A legislatura terá a duração de um ano letivo, começando pela diplomação, seguida da posse dos vereadores.
Ao final desse período, os projetos que forem apresentados serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-los, tornando-os de fato válidos e passíveis de aprovação.
"Ao longo dessas atividades, eles aprenderão, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciarão como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade, além de poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade", resume Edilson Dias.
A expectativa é que a primeira edição do projeto ocorra em 2019.
Publicado em: 06 de novembro de 2018
Publicado por: ASSESSORIA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara