Nassim Mahamud e A Greve do Quarto Poder
A Câmara Municipal de Guarujá, em parceria com a OABSP e a Unaerp, faz o lançamento do livro “A Greve do Quarto Poder – A Repressão de 1964 na Baixada Santista”, de Nassim Mahamud, em 4 de junho, às 20hs, no Delphin Hotel de Guarujá.
Doutor Nassim Mahamud, viveu uma época que entraria para a história. Jornalista, advogado e educador , o autor fez parte do grupo santista de inconformados que entre outros reunia, Jamil Assadi, psicanalista e escritor, Plínio Marcos, dramaturgo e Maurice, cineasta e podia ser encontrado em acaloradas discussões no Hotel Atlântico, no início do golpe militar.
Seu livro reflete o clima conturbado de uma Santos que era conhecida como a “Moscou brasileira”, pela força de ação de seus inúmeros sindicatos. É nesse cenário que acontece a Greve dos Jornalistas, quando o autor e outros valorosos companheiros jornalistas não se amedrontaram e enfrentam tropa de choque, jatos de água atirados de carro blindado, chamado “Brucutu”, além de prisões e mortes de companheiros.
Logo no primeiro capítulo, Mahamud, afirma: “Não há homem excepcional, há, sim, homem comum em situação excepcional. Este é um princípio adotado nas artes marciais do Oriente. Lá, nada é absoluto. Tudo é relativo. Só temos certeza da incerteza...”