Audiência Pública discute Fundação Casa
Os novos critérios para internação de jovens na unidade de Guarujá foram debatidos por autoridades e cidadãos em encontro realizado no Plenário da Câmara, na noite de sexta-feira, 06.
Reunidos em comissão, os vereadores Luis Carlos Romazzini, Ronald Luiz Nicolaci Fincatti e Jaime Ferreira de Lima Filho receberam na sexta, 06, às 19hs, membros de movimentos comunitários, autoridades do Executivo e do Judiciário para debate sobre a mudança no perfil dos jovens internos enviados para unidade local da Fundação CASA – antiga Febem.
Sem novas medidas de segurança ou qualquer adequação no espaço físico, a unidade passou a receber jovens adultos de até 21 anos - com histórico de reincidência de atos infracionais - que dividem espaço com adolescentes primários a partir dos 12 anos.
“Hoje, Guarujá é o 9º município do Estado em número de menores infratores, o que justificaria a construção de não apenas uma, mas duas unidades na cidade - uma para jovens de 12 a 16 anos, e outra, para os de maior periculosidade, de 16 a 21 anos. O fato é que esse complexo não poderia estar tão próximo do centro, como está, pondo em risco cidadãos que trabalham em uma zona comercial já consolidada, com escolas, residências e instituições várias”, explica o presidente da Comissão, Vereador Romazzini.
O pedido de todos participantes foi para que o Governo Estadual congelasse a medida, conclusão que estará no relatório da Comissão, que afirma ainda ter muita a discutir sobre o assunto e deve fazê-lo brevemente, em nova audiência pública.