Fila das balsas é tema de discussão na Câmara
Integrantes do Executivo e Legislativo de Guarujá e DERSA reuniram-se para tentar encontrar uma saída para o problema das filas na travessia entre Guarujá e Santos
Com a presença do diretor de Trânsito, Eduardo Yago; funcionários da DERSA, senhores Cavour Benzi Neto (coordenador técnico), Claudio José Leonardo Leite (chefe de departamento) e Ruy Pinheiro de Oliveira Junior (engenheiro); do representante da Secretaria de Obras da Administração, arquiteto Marco Damim; e, dos Vereadores, Candido Garcia Alonso (PMDB), Luis Carlos Romazzini e Nelsomar Guedes Coutinho (PT), Gilberto Benzi ((PDT) e Marcelo Mariano (PMDB), foi discutido na manhã de quarta-feira, 15, no Plenário da Câmara de Guarujá, o problema da fila da balsa.
A pedido da Casa foi criada uma Comissão de Assuntos Relevantes composta pelos vereadores Antonio Addis Filho (PV), Ronald Luiz Nicolaci Fincatti (PDT), e presidida por Marcelo Mariano, que se propôs a buscar soluções para o antigo problema nas travessias marítimas entre as cidades de Santos e Guarujá.
Entre as propostas apresentadas está a mudança do sistema viário e aumento do bolsão da fila da balsa, que deveria iniciar na rua Manoel Domingos Cravo, na altura do supermercado Ricoy, da Adhemar de Barros.
A medida iria minimizar o problema e tem a intenção de ser uma solução flutuante, para ação durante três ou quatro horas no máximo, durante os horários de maior congestionamento. Para que a operação funcione, DERSA e Prefeitura devem unir forças. No entanto, todo o processo se apóia na boa operacionalização das balsas, que não deve sofrer qualquer interrupção no período.
A empresa concessionária da travessia litorânea apresentou ainda, a possibilidade de que seja construído um terceiro atracadouro, para que dessa forma, o número de embarcações possa ser compatível com a das também chamadas, “gavetas”. O maior problema no momento, é que o Governo do Estado está concentrando todos seus recursos financeiros para a construção da ponte ou túnel entre as cidades.
“Iremos, se necessário, até o Presidente da DERSA e à Casa Civil, para impedir que sejam interrompidos os investimentos no sistema de travessia entre Santos e Guarujá. Até que as grandes obras iniciem, temos muito a fazer para melhorar a operacionalidade do serviço” , explica o presidente da Comissão, Marcelo Mariano.
O relatório final com a proposta será apresentado em Plenário e aguarda a aprovação de todos os Vereadores.