Aprovado uso de praça para Centro de Convenções
Aprovada na sessão ordinária de ontem (terça, 28), por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que autoriza a desafetação da Praça Horácio Lafer, na praia da Enseada para a construção de um Centro Municipal de Convenções que deve atrair eventos e fomentar a atividade turística.
A área que passará por desafetação tem mais de 15 mil metros quadrados e o projeto prevê a permanência intacta do Centro Esportivo Duque de Caxias, conhecido como Tejereba. A desafetação precisa ser aprovada por lei, já que a área é pública e uma lei anterior a definiu como praça de uso comum. O projeto já havia sido aprovado em primeira votação na sessão de 21 de setembro.
Para o presidente da Câmara, vereador José Carlos Rodriguez (DEM), a construção do Centro Municipal de Convenções é um grande passo para o desenvolvimento do turismo na cidade.
A Praça Horácio Lafer, durante as últimas temporadas de verão, tem abrigado atividades empresariais particulares, como arena de shows artísticos e entretenimento. Há dez anos, a prefeitura tentou repassar a praça para exploração de terceiros, mas a Justiça impediu a continuidade do projeto, razão da criação do projeto que pede sua desafetação.
No encaminhamento do projeto, a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) ressalta que a idéia tem apoio de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG), Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista (Agem) e Guarujá Convention e Visitors Bureau.