Alunos simulam juri no Exercite a Cidadania Conhecendo o Poder Legislativo
O programa Exercite a Cidadania Conhecendo o Poder Legislativo, iniciativa da Câmara Municipal de Guarujá, inovou mais uma vez. Na manhã desta quinta-feira (10), um grupo da Escola Estadual Vicente de Carvalho utilizaram o Plenário do Legislativo para simularem júri popular baseado na obra Dom Casmurro, que questionava “Capitu, Culpada ou Inocente?”.
A iniciativa faz parte do programa estadual de ensino “Leia Mais” e reuniu 120 alunos, do Ensino Médio, coordenados pela professora Roberta Guerra. “Os alunos aprovaram a oportunidade, este é um momento solene para eles. Um ato de Cidadania, que proporcionou a valorização destes jovens” declarou a professora de Literatura.
Parceria - Antes do trabalho didático, o presidente da Câmara de Guarujá, Wanderley Maduro dos Reis e a diretora da Escola Vicente de Carvalho, Maria Julieta Pupin assinaram o termo de parceria que disponibiliza o plenário da Câmara de Guarujá para atividades disciplinares, a participação no programa “Exercite a Cidadania Conhecendo o Poder Legislativo”, assim como em palestras dos programas Vivendo com Qualidade, do Clube de Leitura e permite o acesso dos alunos ao acervo do clube.
Em seu discurso o presidente lembrou que foi aluno da Escola Vicente de Carvalho e ressaltou a importância da participação das escolas no programa “Exercite a Cidadania”.
“Quando criamos o programa foi pensando nos jovens que estão próximos a se tornarem eleitores e, no entanto não conhecem o Legislativo e a função dos vereadores. A Câmara é a casa do povo, por isso utilizem todos os recursos, participem e exerçam seu papel de cidadãos” disse Wanderley Maduro.