Confira alguns dos trabalhos apresentados pelos vereadores de Guarujá nas últimas sessões legislativas da Câmara Municipal:
Toninho Salgado (PDT)
Cobrou, por meio de diversas indicações, ações de zeladoria (o que inclui podas, limpeza de bueiros, drenagem e iluminação pública) tanto na região central, como também nos bairros, a exemplo da Vila Júlia, Jardim dos Pássaros e no Cantagalo. "No caso da iluminação, o problema tem atingido a cidade como um todo. Seja no Centro, seja na região da Enseada, assim como em Vicente de Carvalho, as ruas têm ficado às escuras", destacou o vereador, ciente de que o problema afeta principalmente a segurança dos munícipes. "Os pontos de ônibus, por exemplo, ficam muito vulneráveis".
Luciano China (PMDB)
Também fez uma série de indicações de zeladoria, principalmente relacionadas ao serviço de iluminação pública prestado pela Elecktro. "Tanto na Avenida Atlântica, como na Miguel Estefno, há trechos com escuridão plena", destacou China, que criticou o que chamou de "descaso" por parte da concessionária. "A empresa só visa lucro e não faz investimentos na cidade. É um desrespeito com o consumidor". Outro tema abordado pelo vereador foram as obras executadas pela Sabesp na Cidade. “Tenho sido interpelado por pessoas que reclamam dos serviços executados pela companhia", disse ele, ao lembrar que, muitas vezes, esses trabalhos dependem de complementos a serem realizados pela Prefeitura, o que acaba aumentando os transtornos causados à população. "Por isso sugiro que seja feito um cronograma conjunto de obras, pra que esses problemas sejam minimizados".
Luciano Tody (PMDB)
Fez indicação cobrando limpeza na Rua G, Vila Santa Clara. Também propôs moção de congratulação pela sessão solene do Dia Internacional da Mulher, realizado no plenário da Câmara Municipal.
Mário Lúcio (PR)
Apresentou projeto de lei (PL 002/2013) que propõe a criação de um programa de vacinação domiciliar para idosos acima de 60 anos, impossibilitados de se locomover, mediante comprovação por atestado médico. Ele justificou a medida, lembrando que o Estatuto do Idoso e a Lei Orgânica do Município prevêem a garantia de proteção à saúde, assim como a assistência aos idosos e população de risco. A matéria foi para as comissões de Justiça e Redação e de Saúde e Higiene e deve ser colocada em votação nas próximas semanas.
Givaldo do Açougue (PSD)
Apresentou projeto de lei que propõe a instalação de trocadores de roupas adpatados para pessoas com problemas de mobilidade, em lojas com área útil de mais de 50 m². A proposta foi aprovada por unanimidade e encaminhada para sanção do Executivo. Na mesma sessão, também apresentou projeto de lei que dispõe sobre a retirada de sucatas de automóveis que ficam abandonadas pelas ruas. “Elas causam transtornos e prejuízos. Viram esconderijo para assaltantes e tornam a cidade um depósito de lixo". Givaldo também propôs moção de congratulação ao Dia do Bibliotecário (12/3).
Nelsinho Filho (PMDB)
Cobrou, por meio de diversas indicações ao Executivo, ações de zeladoria (a maioria, relacionadas a serviços de drenagem) na Vila Áurea, Jardim Progresso, Bocaina e, especialmente, na região do Acaraú. "É preciso que se dê sequencias às obras executadas nesse entorno, ou pelo menos, minimizar os problemas", disse o vereador.
Edilson Dias (PT)
Propôs a criação de comissão de assuntos relevantes para apurar supostas ausências de funcionários nos plantões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária. "É preciso comparar as frequências de ponto com os formulários preenchidos pelos funcionários, para evitar situações como a de Ferraz de Vasconcelos", disse o vereador, ao referir-se sobre uma matéria recentente, veiculada na Rede Globo, em que uma médica do SAMU foi flagrada marcando ponto para colegas com dedos de silicone.