Através de indicação à Mesa Diretora, o vereador Walter Santos (PSB), pede que o Executivo examine as condições existentes junto aos departamentos competentes para implantação de um programa ou de uma base móvel, para castração de cães e gatos nos bairros mais carentes da cidade.
O objetivo do pedido é controlar o crescimento desordenado da população animal, que por viver em condições precárias, passando frio e fome, está mais vulnerável a doenças que também são transmitidas ao homem – como raiva, sarna, bicho geográfico e leptospirose, dentre outras.
Após conversas com representantes de entidades de apoio a causa animal na cidade, o vereador obteve informações de que a população de animais abandonados nas ruas da cidade pode chegar a sete mil.
“Diante desse quadro, é uma obrigação para nós, representantes do povo, procurar solução para o problema, que não é apenas de saúde pública, mas também de segurança, uma vez que esses animais ficam soltos pelas ruas e avenidas e podem provocar acidentes”, explica.
“O próximo passo é elaborar um projeto, para ver se ele vira lei, como já ocorre em Porto Alegre, Belo Horizonte, Poá, São Vicente, Araraquara e tantas outas cidades, onde esta experiência é bem sucedida”, destacou Nego Walter.
A indicação foi subscrita pelos vereadores Toninho Salgado (PDT), Geraldo Soares (DEM), Givaldo Feitosa (PSD) e Valdemir Batista Santana (PSB), que manifestaram disposição em colaborar com a iniciativa.
Na mesma sessão, Nego Walter também fez indicação solicitando obras de pintura e sinalização de solo em ruas da Vila Alice, em Vicente de Carvalho.