Mário Lúcio quer Programa Faixa-Viva funcionando em Guarujá
Deve ser votado na sessão desta terça-feira projeto de lei de autoria do vereador Mário Lúcio (PR) que propõe a implantação do Programa Faixa Viva em Guarujá - a exemplo do que já ocorre em Santos desde 2011.
Deve ser votado na sessão da próxima terça-feira (dia 15), projeto de lei de autoria do vereador Mário Lúcio da Conceição (PR) que propõe a implantação do Programa Faixa Viva em Guarujá - a exemplo do que já ocorre em Santos desde 2011.
Trata-se de uma ação educativa, prevista no artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos.
O funcionamento é bem simples: na travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os automóveis. E estes, por sua vez, permitir a passagem deles.
Para o vereador, se fosse implementada na Cidade, a campanha certamente contribuiria para reduzir as ocorrências de atropelamento verificadas quase que diariamente.
"O dinheiro arrecadado das multas deve ser revertido justamente em ações de educação no trânsito. E essa iniciativa, a meu ver, se encaixa perfeitamente a essa necessidade. Além de mudar hábitos a partir da conscientização dos munícipes, ela resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito. Por isso entendo que deve ser multiplicada", argumentou o vereador, convencido da eficácia da medida na cidade vizinha.