Câmara de Guarujá recebe urna eleitoral eletrônica
A Câmara Municipal de Guarujá, parceira no trabalho de divulgação da votação eletrônica desde sua implantação, manterá, a partir de 15 de junho, às terças-feiras, uma urna, que permanecerá durante a tarde, no saguão de entrada da Casa de Leis. Funcionários do Cartório Eleitoral de Guarujá, se revezarão no intuito de esclarecer as dúvidas mais comuns entre os eleitores de nosso Município.
Votar pode ser complicado- Devido à alta taxa de abstenção verificada nas eleições anteriores (entre 12 e 14 %, em Guarujá), o Tribunal Regional Eleitoral determina desde 1998, que seja feito um trabalho de conscientização junto à população. Dessa forma, é disponibilizada uma urna eletrônica para teste, em vários bairros e instituições de nossa Cidade, privilegiando sempre, regiões carentes e de difícil acesso.
Segundo a auxiliar cartorária, Elizabeth Mele Vieira, a maioria dos cidadãos ainda encontra grande dificuldade na hora de votar. “Devido a pouca instrução e ao difícil acesso aos meios eletrônicos, a maior parte dos eleitores fica inseguro e acaba invalidando seu voto. Estaremos oferecendo orientação para que todos possam utilizar corretamente o equipamento e exerçam enfim, seu direito de forma plena”, explica a funcionária.
Para o presidente Wanderley Maduro dos Reis, é importante a participação do Legislativo em campanhas que auxiliem a população. “O papel das câmaras municipais vem sendo ampliado com o tempo. Não podemos ser um poder afastado do povo. O exercício da cidadania passa pelo voto, expressão maior da soberania popular”, finaliza.