Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (8/8), os vereadores de Guarujá oficializaram a entrega de Título de Cidadão aos senhores Américo Francisco Filho, José Ribamar Brandão e ao senador Antonio Carlos Rodrigues.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Marcelo Squassoni (PRB), tendo como orador oficial o vereador Valdemir Batista Santana (PSB). As homenagens partiram, respectivamente, dos vereadores Ronald Luiz Nicolaci Fincatti (PDT), Valdemir Batista Santana (PSB) e Mário Lúcio (PR). Todas elas, quando propostas, tiveram aprovação unânime do plenário da Casa.
Os homenageados:
Américo Francisco Filho, mais conhecido por 'Luiz Américo' (seu nome artístico) nasceu em Santos, no ano de 1946, tendo vindo para Guarujá há 20 anos. O jovem vencedor do programa de calouros dirigido por Sílvio Santos, autor de sucessos como “Desafio”, “Camisa 10”, “Fio da Véia”, “Carta de Alforria” e muitas outras composições, é hoje proprietário da casa de shows “Lucky Scope”,situada na praia do Guaiúba, e grande incentivador do grupo de samba “Feitiço”, integrado por seus filhos.
José Ribamar Belizário Brandão, natural da cidade de Tapiraí, no interior de São Paulo, nasceu em 1949. Há 19 anos em Guarujá, o filho de retirantes nordestinos, que já foi engraxate, entregador de jornal e vendedor de pastel e rapadura na feira. A grande oportunidade para mudar sua história, surgiu quando recebeu o convite, do então gerente do Banco Bandeirantes, para trabalhar como faxineiro na instituição. Aos 22 anos, já era o gerente mais jovem do banco. Hoje, um empresário bem sucedido com negócios nas áreas de comunicação, educação, transportes e fertilizante, Ribamar ainda encontra tempo para presidir, há 11 anos, a Associação Comercial dos Transportadores Autônomos.
Antonio Carlos Rodrigues, hoje senador da República, é advogado de formação e empresário. Nascido em São Paulo, capital, em 1950, começou sua carreira política como vereador na cidade de São Paulo, durante o ano de 2000. Reeleito três vezes para o Legislativo de São Paulo, ocupou a Presidência da Câmara Municipal por quatro vezes consecutivas.
Foi também secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, em 1999; diretor presidente da EMTU – empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, de 1990 a 1994 e secretário adjunto da secretaria de Esportes e Turismo, de 1989 a 1990.