Comissão vai analisar proposta de emancipação de V. Carvalho
Vereadores aprovaram a criação de comissão para estudar nova proposta de emancipação do Distrito de Vicente de Carvalho. A iniciativa partiu do vereador Mário Lúcio da Conceição (PR) e, segundo ele, atende aos anseios da população.
A Câmara Municipal de Guarujá aprovou nesta terça-feira (13/8) a criação de uma comissão especial para estudar nova proposta de emancipação do Distrito de Vicente de Carvalho. A iniciativa partiu do vereador Mário Lúcio da Conceição (PR) e, segundo ele, atende aos anseios da população dessa região, que já se mobiliza em favor da causa.
Empresários, comerciantes e profissionais liberais do distrito lideram um um movimento, a fim de levar adiante a proposta. O que, na avaliação do vereador, deve ser acompanhado de perto pelo Legislativo. "Temos que ouvir todos os setores da sociedade e estudar a viabilidade econômica dessa medida. Daí a importância da comissão", justificou.
Polêmica antiga na Cidade, a ideia voltou a ganhar força após a aprovação, no início de junho, pela Câmara dos Deputados, de um projeto de lei que permite a criação de 400 novos municípios no Brasil. O texto abre a possibilidade para que os distritos possam se emancipar, desde que mediante a realização de um plebiscito.
Resta apenas a revisão final do texto no Senado e a posterior sanção da presidente Dilma Rousseff, o que deve ocorrer nos próximos meses. Até lá, os vereadores esperam ter elementos suficientes para avaliar tal possibilidade. A comissão terá 180 dias para promover reuniões e audiências, até chegar a uma conclusão a respeito.