Foi criada nesta quinta-feira (15/8), em reunião realizada na Câmara Municipal de Santos, a 'Frente Parlamentar Regional para a Proteção e Bem-Estar Animal'. O grupo, que tem o vereador Nego Walter (PSB) como integrante, já definiu um calendário de reuniões, para os diferentes municípios da Baixada, visando conhecer as demandas de cada Cidade em relação à causa animal, com a participação de protetores e demais interessados.
Também fazem parte os vereadores Renato Donato (PSB), de Mongaguá, Cadu Barbosa (PTB), de Praia Grande, Ivan Hildebrando (PDT), de Cubatão, Paulinho Alfaiate (PSB), de São Vicente, e Benedito Furtado (PSB), de Santos, que foi quem recepcionou o encontro."O objetivo é dar um caráter regional as políticas em prol da defesa animal, na medida que o atendimento precisa ser feito de forma integrada e os problemas extrapolam os limites de cada Cidade", explicou Furtado.
Na ocasião, ficou acertado que reuniões mensais serão realizadas, uma vez em cada cidade, quando serão definidos planos de ação com participação de protetores, havendo troca de experiências em relação às demandas especificas e da legislação existente. A estratégia é buscar, de forma integrada, o apoio das Prefeituras, do Governo Estadual, de deputados estaduais e federais, além do envolvimento da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista em relação à causa animal.
Outra estratégia debatida foi a criação de comissões especiais de vereadores – CEVs - em cada cidade da região, voltadas à causa animal, conforme algumas cidades já fizeram; assim como fazer com que as secretarias de Meio Ambiente assumam compromissos com a vida animal, na medida que em muitos locais a questão é tratada apenas pelo ponto de vista da Zoonoses.
Também foram agendadas reuniões com membros da Frente Parlamentar, comunidade, autoridades e protetores de animais no dia 24 de setembro, em Guarujá; no dia 15 de outubro, na Praia Grande; no dia 29 de outubro, em Mongaguá e 12 de novembro, em Cubatão, sempre às 19 horas. Em dezembro o encontro será em São Vicente, em data ainda a ser definida.