A Câmara Municipal de Guarujá resolveu tomar pra si a missão de viabilizar o funcionamento do Hospital Santos Dummont, em Vicente de Carvalho. Uma comissão formada por cinco vereadores vai tentar assegurar os recursos necessários para a finalização do projeto executivo do futuro centro médico, que será instalado no prédio do antigo Hospital Ana Costa, adquirido ano passado pela Associação Santamarense (mantenedora do Hospital Santo Amaro).
"Serão 190 leitos, todos para pacientes do SUS. Só que há questões técnicas e burocráticas a serem resolvidas, o que demandará recursos da ordem de cerca de R$ 350 mil. Por isso vamos correr atrás desse dinheiro", disse o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Squassoni (PRB), ciente de que a medida é mais do que necessária para desafogar a estrutura do Hospital Santo Amaro, que é a única que oferece atendimento de média e alta complexidade em Guarujá.
Ele é quem comandará o grupo de trabalhos, que terá como principal meta garantir emendas parlamentares, seja do orçamento do Estado, seja do orçamento da União, para finalmente colocar o novo hospital em funcionamento. "Vamos buscar todas as fontes de recursos possíveis para acelerar ao máximo esse processo", ressaltou o vereador, convencido de que isso representará um grande salto de qualidade no serviço de saúde prestado no Município.
"Várias Upas (Unidades de Pronto Atendimento) foram inauguradas recentemente; o Hospital Santo Amaro está passando por uma ampla reforma, com aporte financeiro do governo estadual; temos agora o secretário David Uip, que tem estreita ligação com a Cidade. Resta esse novo hospital, e o momento é propício para concretizarmos esse projeto", acrescentou Squassoni, que conta com o apoio unânime dos demais colegas em torno da iniciativa.
"A falta de leitos nos hospitais da Cidade é um problema antigo e cada vez mais difícil de se administrar. É preciso o empenho de todos pra que possamos resolver isso", concordou o vereador Toninho Salgado (PDT), assim como os vereadores Jaime Ferreira de Lima (PMDB), Geraldo Soares Galvão (DEM) e Mário Lúcio da Conceição (PR).
"Acho que nós, vereadores, temos que nos somar em busca da concretização dessa iniciativa. A situação da Saúde está muito complicada", destacou Jaiminho, que teve as palavras endossadas por Soares. "Todo esforço é necessário nesse momento. Esse hospital é um sonho antigo da população de Vicente de Carvalho e merece sair do papel tão logo possível".
Mário Lúcio, por sua vez, elogiou o espírito de união em torno da causa e garantiu seu apoio à iniciativa. "Acho que isso serve de exemplo. Em vez de ações unilaterais, estamos somando esforços a fim de conquistar algo que é de grande relevância para a população. E vamos conseguir".
A composição do grupo será definida até a próxima semana. Ao todo, serão cinco vereadores participantes, que terão prazo de 180 dias para dar sequência aos trabalhos e apresentar relatório conclusivo ao plenário da Casa.
O projeto
O prédio que anteriormente abrigava o antigo Hospital Ana Costa atenderá exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele será batizado de Hospital Santos Dumont e será gerido pela Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá, entidade mantenedora do Hospital Santo Amaro.
A ideia é concentrar no local a parte ambulatorial e de baixa complexidade do Hospital Santo Amaro, como por exemplo, traumatologia, oftalmologia e neurologia, além de pequenas cirurgias ambulatoriais, que deixarão de ser disponibilizadas na unidade de Guarujá.
Com isso, esta ampliará sua atenção e capacidade às operações de média e alta complexidades, além do atendimento a convênios e particulares, que se manterão restritos a 40% da demanda.