Na noite do último dia 2 reuniram-se na Câmara de Guarujá vereadores da região integrantes da Frente Parlamentar Regional para Proteção e Bem Estar Animal, em continuidade aos trabalhos para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e proteção aos animais.
Criada recentemente, a Frente reúne os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, que através da realização de reuniões bimestrais pretende elaborar uma legislação sobre o assunto e cobrar dos poderes constituídos, investimentos em ações.
Formada por membros das Câmaras dos municípios da Baixada Santista, seus integrantes, desde o primeiro encontro, vem discutindo o assunto de uma forma geral, assim como os problemas de cada cidade isoladamente.
Eleitos para a coordenação da Frente, Benedito Furtado (PSB, Santos) e Renato Donato (PSB, Mongaguá), estiveram presentes a reunião em Guarujá, comandada pelo vereador da cidade, Walter dos Santos (PSB) e acompanhada pelos também vereadores, Luciano China (PMDB), Luciano de Moraes Tody (PMDB), Elias Primavera(PSB), Edilson Dias (PT), Toninho Salgado (PDT) e Ronald Nicolaci (PDT).
Durante o encontro foi questionado o texto do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta -, redigido em 2001 e que carece de revisão, segundo concordou a maioria presente, mas que continua a reger as ações sobre o tema no município. Para o vereador Furtado, é preciso cobrar da promotoria uma coerência entre o que está escrito e o que vem sendo feito: “...se é lei, precisamos fazer com que seja cumprida”, defende.
Presente ao encontro, a veterinária e protetora, Juliana Ferreira, acredita que o mais importante é que todos falem “a mesma língua”. “Sabemos que problemas temos muitos, mas é hora de união. Esta Frente Parlamentar em beneficio dos animais é muito importante, a causa tem que evoluir em nossa cidade”, conclui.
Na ocasião, o representante oficial do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB - SP), afirmou que a partir da visita e insistentes pedidos do vereador Nego Walter (PSB - Guarujá), já teria sido encaminhada uma emenda parlamentar para que Guarujá receba uma verba destinada a compra do seu Castra Móvel.
“Acredito que o Castra Móvel virá em boa hora. Não para solucionar todos os problemas de Guarujá, mas sim, para dar início ao trabalho para controle da população de animais abandonados”, declarou Walter.
A próxima audiência da Frente Parlamentar será realizada em Praia Grande, no dia 15 de outubro, às 19 horas, no Lions Clube Ocian, à Rua Teófila Vanderline nº. 933, Ocian.