Presidente pede tombamento do prédio da Escola Vicente de Carvalho
Preocupado em preservar o patrimônio histórico de nossa Cidade, o presidente da Câmara Wanderley Maduro dos Reis, apresentou indicação na última sessão da Câmara, antes do recesso legislativo, para que seja feito um estudo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para viabilizar o tombamento do prédio da Escola Estadual Vicente de Carvalho.
História – O prédio do então, “Grupo Escolar Vicente de Carvalho”, começou a ser construído a partir do Decreto n. 9.325, de 14m de julho de 1938, por ordem do interventor do Estado, sr. Adhemar Pereira de Barros. Concluído em 1939, passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro Grau “Vicente de Carvalho”. Completando 65 anos em setembro, a escola localizada no centro da Cidade, alfabetizou, educou, grande parte de nossa população. O prédio que resistiu ao “boom” imobiliário da década de 80, permanece em sua essência, com as características originais. E é hoje, recordação freqüente na memória de nosso povo.
“O tombamento do prédio protege o bem da destruição irresponsável e da descaracterização. Cabe ao Poder Público proteger o local”, declara o vereador Maduro, que entre outros nomes de projeção em Guarujá, também estudou na escola símbolo de nossa cidade.