Projeto “Luzes do Passado” tem seu encerramento na Câmara de Guarujá
Na tarde de 1º de julho, o plenário da Câmara Municipal de Guarujá foi palco para o encerramento do projeto “Luzes do Passado”, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Ivete Garcia junto aos alunos do ensino Médio, da Escola Raquel de Castro Ferreira. Foram 150 homenageados que receberam das mãos dos filhos,netos; um livro - organizado pelos próprios -, com a história de suas vidas, fotos e mensagens de afeto de amigos e familiares.
A intenção e o fazer - O “Luzes do Passado” nasceu em 2001 e transformou-se em projeto pedagógico com o objetivo de registrar os momentos importantes da história de cada um. As canções, as aventuras, os ensinamentos dos avós, dos pais; pessoas importantes que passam por nossas vidas e nem sempre ouvem o quanto são amadas ou como influenciaram positivamente na formação de nosso caráter.
“Percebi que amanhã pode ser muito tarde para dizer que perdoa, que ama, que quer tentar de novo...Não devemos deixar passar a oportunidade de conversar, cobrar um sorriso, tentar recomeçar. Só o hoje é definitivo !”, afirma a professora, há trinta anos lecionando e aprendendo.”O objetivo do projeto é reunir registros que nos façam lembrar que a vida é o grande presente de Deus a cada um de nós”, conclui.
Participação – Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Suani de Souza Silva, 15 anos, que homenageou sua mãe, essa foi uma oportunidade de falar o que sente e não conseguia expressar.
“Minha filha é muito fechada. Sempre procurou se esquivar de nossos carinhos dizendo que era muita “frescura”. Agora parece ver com outros olhos nossas atitudes. Disse até que tem sentido falta da avó, que está ausente, e costuma insistir em pentear seu cabelo e fazer companhia a ela, no café da manhã.”, explica Edna de Souza Santos, emocionada.
Segundo o pai de Michela Nunes da Silva, de 15 anos, também aluna do 1ª ano - Francisco Souza da Silva, ele e a esposa receberam um “presentão”. “Ela sempre foi uma boa menina. Nós procuramos ser uma família unida, compartilhando momentos como bons amigos. Ainda assim fiquei surpreso com a homenagem”, conclui.
Para o presidente do Legislativo, Wanderley Maduro dos Reis, que mais uma vez abre as portas da Casa de Leis para projetos inovadores, é importante estimular movimentos de valorização do idoso e da família. “Estou satisfeito em ver o resultado da iniciativa nos rostos dos familiares presentes ao evento. O amor e suas formas de expressão estão novamente na moda. Ainda bem!!”, afirmou satisfeito.
A realização do projeto foi possível através da união de recursos da Associação de Pais e Mestres da Escola Raquel de Castro Ferreira com a Associação de Folclore e Artesanato de Guarujá.