Fórum abre discussão sobre transporte aquaviário
Autoridades municipais e estaduais se reúnem em torno de propostas para modernização do serviço de balsas na região
Realizado em conjunto pela Prefeitura Municipal de Guarujá, Câmara Municipal, Assembléia Legislativa do Estado e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, aconteceu dia 15 de julho, no Delphin Hotel, o 1º Fórum de Transporte Aquaviário do Litoral Paulista.
Com a direção dos trabalhos a cargo do vice-prefeito de Guarujá, Manoel Ramos dos Santos, teve início às 10 horas, a apresentação de projetos para dinamizar e ampliar o transporte de passageiros no litoral paulista.
Sem a presença dos secretários de Estado (Carlos Meireles, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Turismo; Andréa Calabi, Economia e Planejamento; Jurandir Fernandes, Transportes Metropolitanos e Dario Lopes, Transportes) que enviaram representantes, o foco do encontro se desviou para as exposições do engenheiro Ricardo Goulart, que apresentou propostas técnicas para incrementar o sistema de transporte.
Utilizando painéis para demonstrar as possibilidades de melhoria no serviço que utiliza balsas com mais de vinte anos de fabricação, o engenheiro apresentou algumas alternativas de trajeto. A mais interessante tornaria viável ao usuário, partir da Ponta da Praia (Santos) para Vicente de Carvalho (Guarujá) ao Valongo (Alegra Centro,Santos). Hoje em dia para o mesmo itinerário, é necessário utilizar uma lancha e um ônibus.
Outro itinerário novo, levaria passageiros da Praça da República (Santos) à Bertioga, via Canal de Bertioga.A lancha percorreria 4.800m, sendo que por terra seria necessário percorrer 63km.
“A utilização de lanchas mais modernas e velozes, como as que fazem a travessia Rio-Niterói, é a solução para o transporte rápido e seguro. É claro que existe o problema das tarifas, que seriam mais altas. Mas essa já é uma outra discussão. Que cabe ao Estado”, afirmou o técnico, que acredita numa solução vantajosa para todas as partes.
Presente ao encontro representando o Legislativo de Guarujá, o presidente Wanderley Maduro dos Reis, grande incentivador de ações que valorizam o nosso potencial de cidade litorânea, afirmou estar contente com a realização do Fórum, por ser muito importante dar início a discussão do tema.